Música
Nelson de Souza Lima » Música
5 meses atrás

Manoel de Barros inspira espetáculo teatral

Em cartaz até 24 de fevereiro no Teatro do Sesi-SP o espetáculo “Meu quintal é maior que o mundo” é inspirado na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014).

Manoel de Barros inspira espetáculo teatral
(Foto: Gal-Oppido)

No monólogo a atriz Cássia Kis faz uma encenação dramatúrgica de alguns poemas contidos no livro “Memórias Inventadas”, de Barros. Durante setenta minutos Kis interpreta e dá vida aos versos poéticos mais significativos. A adaptação do texto ficou a cargo de Ulysses Cruz que também assina a direção.

“De cara entendi que não dava para fazer o livro todo, pela quantidade de textos e o risco da fragmentação em pequenas histórias, que geraria dificuldade de compreensão. Fiquei, então, com a batata quente na mão de escolher, os textos mais significativos”, diz o diretor.

O espetáculo marca o retorno de Cássia Kis aos palcos após dez anos. Sua última peça foi O Zoológico de Vidro, em 2009, e a volta se mostra relevante também por sua ligação com o poeta. Conhecedora da obra de Manoel de Barros, que conheceu o poeta pessoalmente e tornou-se sua amiga.

Ulysses Crus, diz ainda que, ele e Cássia selecionaram 18 textos que tiveram que ser interligados um ao outro para ampliar a ideia de continuidade. “O primeiro bloco reúne textos com as descrições dos cenários que Manoel de Barros faz de seu mundo. O segundo bloco, quem, traz os textos que mostram quem é aquela pessoa que descreve aqueles cenários. Finalmente, os textos dos que trazem os objetos de inspiração do poeta. A peça tem em sua estruturada uma abertura, onde o público entende quais são as fontes do poeta. O bloco um traz a chegada ao quintal, simbolizada pelo tapete. O segundo bloco apresenta quem é aquela pessoa que descreve aqueles cenários. São textos que falam do menino, do homem e do velho Manoel de Barros”, atesta Ulysses Cruz.

No palco, além de Cássia Kis apenas o músico Gilberto Rodrigues que dá toda a atmosfera sonora para dar um clima envolvente. A luz também é um fator importante na montagem que ficou a cargo de Nicolas Caratori, que faz sua estreia como light designer. Por sua vez, Cynthia Garcia tratou de dar conta do trabalho físico da atriz e direção de movimentos.

Para Cruz as demandas corporais começaram a ficar pesadas. “Afinal a peça fala de um menino com 5 anos, um jovem de 15, um homem de 40 e um velho de 85, num quintal que é um tapete. Precisava de um diretor de movimento. Por ser uma prosa poética vai na contramão do que está em cartaz hoje”, finaliza o diretor.

“Meu quintal é maior que o mundo” tem entrada franca em todas as sessões.

Serviço
Meu Quintal é maior que o mundo
Com Cássia Kis
Até 24 de fevereiro
Teatro SESI-SP
Av. Paulista, 1313
Duração: 70 minutos
Grátis
Livre
Sextas e sábados: 20 horas
Domingos: 19 horas
Inf: 3146-7439
www.centroculturalfiesp.com.br

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?