Auto News
1 mês atrás

Licenciamento obrigatório anual teve início em São Paulo

Teve início nesta sexta-feira, 1º, o licenciamento anual de veículos registrados no Estado de São Paulo. O cronograma do Detran.SP é estabelecido conforme o número final da placa de identificação veicular.

Licenciamento obrigatório anual teve início em São Paulo
Foto: Divulgação

Em julho, os proprietários de veículos com placar terminadas em 1 e 2 devem regularizar a documentação para o exercício de 2022 até o dia 31/7, exceto, caminhão e caminhão-trator, cujo o calendário para licenciamento anual tem início em setembro. Diferentemente de anos anteriores, o cronograma deste ano se inicia em julho. Em 2021, o calendário anual começou em abril.

O licenciamento digital é realizado de maneira totalmente online. Portanto, o proprietário do veículo não precisa se deslocar mais até uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo para emissão anual do CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.

Em 2022, o valor da taxa para licenciar o veículo é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento.
Vale lembrar que deixar de licenciar o veículo é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o CTB, Código de Trânsito Brasileiro.

Como Licenciar

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

Foto: Reprodução

Siga o Rnews nas redes sociais

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?