Editorial
5 meses atrás

Jornalista, uma profissão desafiadora

Os desafios só aumentam com o passar dos tempos, mas quem gosta do que faz enfrenta tudo e todos para não abandonar a profissão. Assim, tem sido a vida do jornalista que celebra seu dia em 7 de abril.

Jornalista, uma profissão desafiadora

Atuar na área da comunicação continua sendo uma tarefa para poucos. Seja pela falta de valorização, seja pelas ameaças ou por tantas outras vertentes, o ato de informar é uma missão que consegue ser deleitável e carrancuda ao mesmo tempo.

Em meio à era tecnológica, ser jornalista tem sido cada vez mais árduo. Mas para quem ainda sente correr no sangue esse trabalho tem mais é que celebrar.

Muita coisa mudou, mas a seriedade de levar a informação continua pulsando e isso faz toda a diferença. A data surge para exaltar o trabalho desse que é responsável por apurar os fatos e levar as notícias para as pessoas, seja pelo rádio, televisão, nos jornais impressos ou na internet. Mesmo com as redes sociais em alta e dando voz a quem decida se expressar, é nesse profissional que devemos confiar a notícia.

O bom jornalista sabe como se diferenciar daqueles que apenas utilizam a ferramenta para fomentar notícias falsas, as famosas ‘fake news’, e por mais que se vê um pouco atrasado ao relatar um fato, quando o faz traz informações oficiais e confiáveis.

Apurar, ir atrás da informação correta para depois divulgar é algo que só o jornalista sério sabe fazer. Portanto, por mais que julguem ser fácil noticiar, não é fácil. São horas de pesquisa, telefonemas, e-mails atrás da informação certa para depois divulgar com responsabilidade e a satisfação de ter feito da forma correta.

É ele que, mesmo sem conhecer a pessoa, sai em defesa dela ou de uma comunidade inteira e nem sempre é reconhecido. Mas por correr no sangue a vontade de mostrar a verdade que ele ao concluir uma matéria, mesmo cansado e estafado, sabe que fez o bem divulgando uma denúncia, cobrando algum poder ou mostrando a realidade.

Mesmo ameaçado e cobrado, sempre irá fazer bem a sociedade por meio do jornalismo como um instrumento para o reforço da democracia, da tolerância, do equilíbrio na diversidade de ideias e opiniões sempre de modo coerente e, principalmente, da liberdade de pensar.

Siga o Rnews nas redes sociais

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?