Bem Estar e Saúde
3 semanas atrás

Hortelã-pimenta, um frescor apimentado da saúde

Hortelã-pimenta, um frescor apimentado da saúde
(Reprodução)

Com o nome surgido do mito grego, na qual a ninfa Minthe virara uma planta por amar um homem casado e recebera dele um aroma diferenciado por não conseguir desfazer feitiço, a hortelã-pimenta é uma erva picante e perfumada apreciada na culinária e muito bem aproveitada na medicina popular devido a suas propriedades digestiva, descongestionante, antioxidante, antibacteriana, analgésica e tônica.

Graças a ação do mentol atua na redução inflamatória dos brônquios ao provocar a sua dilatação, aliviando a congestão nasal. Ajuda a acalmar as crises de tosse, alivia a irritação na garganta e trata a rouquidão. O componente também alivia as cólicas digestivas ao eliminar a produção de gases, evita a má digestão, cessa vômitos e náuseas.

É indicada em casos de inflamações, dores musculares, enxaqueca e retenção de líquidos no organismo ao estimular a circulação sanguínea. Combate a fadiga, promove o funcionamento correto da vesícula biliar, evitando futuros problemas no fígado.

Externamente, suas ações anti-inflamatória e calmante ajuda a tratar problemas de pele e coceiras. Devido ao seu cheiro refrescante e por ser antisséptico serve como enxaguante bucal, eliminando o mau hálito e tratando feridas na boca.

É contraindicada para gestantes, lactantes e crianças menores de cinco anos. Entre os efeitos colaterais estão irritação na mucosa do estômago, vômitos, azia, enjoo e dores estomacais, além reações alérgicas na pele, como coceiras, urticárias, vermelhidão e ardor. Em todos os casos pede-se para seguir as orientações de um especialista antes de fazer uso da hortelã-pimenta para fins medicinais.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?