Cotidiano
1 semana atrás

Há 45 anos surgia a RMSP, Região Metropolitana de São Paulo

Há 45 anos surgia a RMSP, Região Metropolitana de São Paulo
Mapa com os municípios pertencentes a RMSP (Reprodução)

Considerada o maior polo de riqueza nacional, a RMSP, Região Metropolitana de São Paulo, ou a mais conhecida como Grande São Paulo, foi criada em 8 de junho de 1973, instituída por lei federal. Tratando-se de uma área mesclada por um centro urbano densamente povoado e por áreas vizinhas com uma população menor. Seu processo de formação surgiu do processo de conurbação, que é a extensão da capital paulista somando a outros municípios limítrofe que formam uma mancha urbana em expansão constante.

Este perímetro de 7.946,84 km² engloba 39 municípios do Estado de São Paulo, e é a detentora e centralizadora do grande capital privado advindo dos maiores e importantes complexos financeiros, comerciais e industriais que domina as atividades econômicas da Brasil. Ainda no País, no quesito infraestrutura, entre as 30 cidades de melhor desenvolvimento, esta região metropolitana abriga quatro delas, estando São Paulo em primeiro lugar, Guarulhos e São Bernardo do Campo com a nona colocação e Santo André em 27º lugar. Mundialmente está classificada entre as dez maiores metrópoles e mantém o quarto lugar em aglomerações do mundo, com seus mais de 20 milhões de habitantes.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?