Caieiras
3 meses atrás

Guarda Municipal encontra pés de maconha em Caieiras

Uma ocorrência atendida pela Guarda Civil Municipal de Caieiras, na tarde de segunda-feira, 11, na região do Serpa, ganhou repercussão na cidade tão logo imagens foram publicadas nas redes sociais, inclusive do jornal Regional News.

Guarda Municipal encontra pés de maconha em Caieiras
Foi montada uma força tarefa com equipe da Guarda Municipal de Caieiras para arrancar e recolher toda a plantação encontrada no terreno da casa (Foto: GCM/Divulgação)

Após denúncia anônima, os guardas apreenderam uma grande plantação de maconha em uma residência do bairro. Quatro pessoas que estavam no imóvel no momento da chegada da GCM foram levadas para a delegacia.

De acordo com Dr. Fabio Cenachi, delegado titular da DelPol de Caieiras, os guardas tiveram a entrada na casa franqueada pelo morador que logo assumiu ser usuário e dono da plantação. “Os GCMs solicitaram a entrada e o morador prontamente atendeu. Quem reside no local é um tatuador que apresentou o material que ele dispunha. Assumiu ser usuário crônico de entorpecente, em especial a maconha, e que ele semeava o local para consumo próprio. Todos foram ouvidos e liberados, mas o morador que admitiu ser dono da plantação foi responsabilizado e compromissado a se apresentar imediatamente ao Fórum”, disse a autoridade.

Dr. Fabio Cenachi falou sobre a ocorrência em Caieiras (Regional News)

Segundo o delegado, foi apreendido uma quantidade volumosa da erva in natura. “A Delegacia encaminhou a folhagem para o IC, Instituto de Criminalística, para constatação da toxidade da substância. Foi revelada a presença do THC, principal componente ativo da maconha, princípio ativo incriminado por portaria da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que classifica a substância como droga”, falou Dr. Fábio.

Em interrogatório feito ao morador do imóvel, que é alugado, ele assumiu semear para consumo próprio. “Muitas vezes ficamos impressionados pelo volume das folhagens, mas após o processo de produção da droga para consumo sofrem uma redução. Mesmo assim ele foi enquadrado pelo parágrafo 1º do artigo 28 da Lei Antidrogas que determina que seja elaborado o termo circunstanciado e remetido ao juizado especial criminal”, explicou o delegado.

Mudas de vários tamanhos foram recolhidas no quintal de uma casa onde o morador cultivava a erva (Foto: GCM/Divulgação)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?