Lazer
11 meses atrás

Gigantes da música sertaneja no Tom Brasil

Nelson de Souza Lima

No próximo 12 de dezembro, o Tom Brasil organiza um encontro com três dos maiores representantes da música caipira/sertaneja no show Tocando em Frente. Sobem ao palco para interpretar algumas das mais significativas canções populares Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis. Surfando na frase do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que disse anos atrás “que somos todos caipiras”, percebemos que não é necessário vir de rincões afastados para ser representante autêntico da terra. Digo isso porque dos três, apenas Almir Sater nasceu num meio mais rural, vindo de Campo Grande, MS. Renato Teixeira é da litorânea Santos, enquanto Sérgio Reis é paulistano da gema. Isso denota o quanto somos miscigenados no tocante à cultura.

Tanto Sater, quanto Teixeira e Reis estão na estrada musical há muito tempo tendo já realizados inúmeros shows juntos, além de comporem e gravarem várias músicas em parceria. Um exemplo é o álbum AR, gravado em 2015 por Almir Sater e Renato Teixeira. Primeiro disco gravado pelos parceiros de longa data, o disco trouxe dez canções inéditas enveredando pelo country e folk sem perder a veia caipira de ambos. AR ganhou vários prêmios em 2016, entre eles, o de melhor dupla regional na 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Faturou também o troféu de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras no 17° Grammy Latino. Além disso, uma de suas canções, “D de destino” foi indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do Grammy.

No repertório, além de canções de AR, o trio apresenta clássicos como “Romaria”, “Trem do Pantanal”, “Panela velha”, “O rei do gado’, “Frete”, “Chalana” e “Tocando em frente”. Teixeira entrega que “Romaria” é a que abre a apresentação. “Um espetáculo que começa com essa música traz muita responsabilidade”, afirma o músico. “Essa foi minha única exigência. Que “Romaria” desse início ao show”, conclui Sérgio Reis.

Serviço
Tocando em Frente
Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis
Dia: 12 de dezembro, às 20 horas
Local: Tom Brasil – Rua Bragança Paulista, nº 1.281, Santo Amaro
Ingressos: de R$ 180,00 a R$ 300,00
Classificação: 14 anos
Inf.: www.grupotombrasil.com.br

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?