Entretenimento
6 meses atrás

Franco da Rocha recebe a peça Almas Peregrinas neste feriado

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá receberá neste sábado, 21, a peça “Almas Peregrinas”, do Núcleo Teatral Opereta (NTO), de Poá-SP. O espetáculo é uma ótima opção neste feriado de Tiradentes, para quem for ficar na cidade. A apresentação teatral será às 20 horas, com entrada franca. O evento tem o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e circula por cidades do interior e da Região Metropolitana de São Paulo.

Franco da Rocha recebe a peça Almas Peregrinas neste feriado
(Foto: Giulia Martins)

A encenação é uma livre adaptação feita pelo Núcleo que nasceu da necessidade de aprofundar o contato com o universo latino-americano. Conta as várias histórias de uma cidade-fantasma. Quando Juan promete a sua mãe, que está à beira da morte, que voltará a cidade que ela deixou para trás quando ainda estava grávida dele, não imaginava que iria de encontro com o seu próprio fim. O principal motivo que o estimula a ir para Campo Lunar é o de conhecer seu pai, Rubão Barros, que foi um rico e poderoso fazendeiro daquela região. Juan não encontra seu pai, pois descobre antes mesmo de entrar na cidade que ele está morto, mas encontra um de seus meio-irmãos, que o conduzirá até a entrada da cidade. Para grande desespero de Juan, ele descobre que a cidade está abandonada e que seus moradores têm aparência e jeito estranhos: todos estão mortos e seus espíritos vagam pela cidade, sem descanso, esperando pelo perdão dos seus pecados. O limite entre tempo e espaço se rompe e os habitantes da cidade revivem seus tormentos e suas vidas num movimento cíclico que nunca termina. É a maldição de Rubão Barros, que nunca teve o seu amor pela triste e solitária Suzana correspondido.

(Foto: Giulia Martins)

No elenco Anderson Borges, Camila Rafael, Dora Nunes, Edson Guilherme, Jhony Uriel, Marco Senna, Patty Nascimento e Priscila Klesse. A direção é de Ailton Ferreira.

Temas como a relação de subserviência, a opressão ao feminino, a corrupção e as disputas pela terra compõem a trama. Os personagens estão presos nessa relação de opressor e oprimidos, numa contínua roda de autoflagelo. A figura da mulher também é questionada; na peça as mulheres são oprimidas e transformadas em objetos, com exceção da personagem Dodema, que assume uma posição mítica e atravessa a história com pleno domínio das relações e goza de liberdade, como uma manifestação das antigas tradições femininas.

Com tantas questões em jogo, o NTO fará também uma roda de compartilhamento denominada “A Expressão e Opressão do Feminino”, às 15 horas, no Centro Cultural. O objetivo é aproximar o público do universo das personagens femininas do espetáculo.

Serviço
Almas Peregrinas
Data: 21/04
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Av. Sete de Setembro, s/n – Centro, Franco da Rocha (SP)
Gênero: Drama
Duração: 75 min.
Classificação: 12 anos
Valor: Grátis
Informações: https://www.facebook.com/nucleoteatralopereta

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?