Artigo
Dr. Fabio Cenachi » Artigo
7 meses atrás

Franco da Rocha de muitas histórias

Franco da Rocha, cidade de histórias e exemplos que o mundo talvez não tenha dado a importância devida. De parada aos bandeirantes em sua busca pelas riquezas, desbravada por Amador Bueno da Veiga, desde a primeira metade do sec. XVII, dos Campos do Juquery. Da Parada do Feijão, como era conhecida pelos tropeiros, até Fazenda Borda da Mata, como ficou registrada no início do século XIX, posteriormente vendida à Companhia de Estrada de Ferro, integrada ao patrimônio dá SP Railway Company, quando então foram nominadas as fazendas Belém da Cachoeira.

Franco da Rocha de muitas histórias
(Foto: Lú Franco da Rocha)

Com a instalação da estação ferroviária, a estação de Juquery, as características do povoado começaram a se amoldar aos contornos da modernidade, até que o doutor Franco da Rocha inicia seu grande projeto terapêutico, no Hospital Psiquiátrico de Juquery.

Com a facilidade de transporte, e a proximidade da capital bandeirante, foi adotando as feições de hoje, e escrevendo suas linhas na história da medicina como sede de um dos maiores hospitais psiquiátricos construídos.

Essa é a Franco da Rocha que completa 76 anos nos próximos dias, e cuja história de luta e trabalho nem sempre é lembrada, ou até conhecida, por seus filhos. Parabéns cidade querida, que seu futuro seja conhecido pelo progresso, pela confraternização, e hospitalidade, enraizadas em suas origens.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?