Artigo
Dr. Fabio Cenachi » Artigo
4 meses atrás

Folgando na folga

Feriado novamente à vista. Descanso do trabalho que nos consome pelos dias e nos condena às noites mais escuras. Muito comum vermos a cada dia os colegas ansiosos por uma brecha no calendário, muito mais presente do que nossa economia recomendaria, aliás. Primeiro de maio é o Dia do Trabalho, do Trabalhador. Dia 13, em nossos calendários apinagés, tupinambás e guaranis, se homenageia a libertação das correntes da escravidão. Sempre pensamos esses dois momentos em separado… e se passássemos a pensá-los junto? Os trabalhadores, na dicotomia clássica socialista-capitalista tem sido explorados, tanto pelo capital quanto pelo Estado desde sempre.

Folgando na folga
(Reprodução)

A escravidão, por seu turno, evolui ao longo da história em diversos matizes até alcançar as indizíveis atrocidades dos países colonizados pelo velho mundo, nas Américas. Talvez até por tudo e de forma inconsciente assistamos verdadeiras crises de transtorno obsessivo em frente aos calendários, às vésperas de cada pausa excepcional de nossa jornada. Quem sabe fôs-semos educados para a vida profissional buscando atividade nas quais nós realizássemos e realmente fossemos apaixonados? No dizer do pensador, não teríamos que trabalhar um dia nossas vidas!? Tudo seria um exercício de nossas potencialidades, um reflexo daquilo que possuímos de melhor. Vamos aprendendo. Se nossa civilização assim permitir. Feliz dia do trabalho.

Deixe seu comentário

Nota do Editor: Os comentários não são editados e são de responsabilidade dos autores. Não refletem a opinião do jornal Regional News.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?