Bem Estar e Saúde
1 mês atrás

Febre hemorrágica brasileira volta a aparecer após mais de 20 anos

A febre hemorrágica, doença também é conhecida como ‘arenavírus’, voltou a aparecer no Brasil após 20 anos. De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, um morador de Sorocaba, SP, morreu após ser infectado.

Febre hemorrágica brasileira volta a aparecer após mais de 20 anos
(Foto: Reprodução)

De acordo com a pasta, a notificação veio por parte da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Esse tipo de vírus é tão raro que apenas duas pessoas em São Paulo e outra no Pará tiveram a enfermidade em toda a história.

Em decorrência desse caso, o Ministério da Saúde divulgou uma nota a imprensa e garantiu que não há motivo para alarde. “Nesse momento, não há risco para trânsito de pessoas, bens ou mercadorias a nível nacional ou internacional”, explicou por meio de nota.

Segundo o órgão federal, os sintomas da doença podem ser confundidos com os de várias outras enfermidades. Entre eles estão mal-estar, manchas vermelhas no corpo, febre, dores musculares, na garganta, no estômago e atrás dos olhos, além de sangramento de mucosas e até alterações neurológicas.

O Ministério explica, ainda, que a doença é contraída, possivelmente, por meio da inalação de partículas formadas a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados. “A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer quando há contato muito próximo e prolongado ou em ambientes hospitalares, quando não são utilizados equipamentos de proteção”.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?