Editorial
2 semanas atrás

Falta transparência, sobra vergonha

O termo doloso, sempre ligado a notícias policiais, ganhou capítulos no mundo político. Ele se destaca dentro do projeto da nova lei de improbidade administrativa aprovado no final de setembro pelo Plenário do Senado.
Conforme o PL 2.505/2021, atos ilegais de agentes públicos só podem ser configurados como improbidade quando houver comprovação de dolo.

Falta transparência, sobra vergonha
Foto: Reprodução

Não bastasse tudo que já enfrentamos com a falta de seriedades de alguns políticos, agora surge mais essa iniciativa de nossos representantes em Brasília que fulmina a possibilidade de punição a gestores que cometeram delitos contra a administração pública.

Além de não ser favorável à transparência e à administração pública, o projeto não protege o bom gestor. Para piorar, consequentemente pode mandar para o arquivo, caso o projeto se torne lei, mais de 40% das ações de improbidade que estão em tramitação, inclusive de membros do próprio Senado.

Não existe outra expressão a não ser de vergonha em saber que a maioria dos senadores aprovou um projeto em flagrante benefício daqueles que cometeram erros.

Seja culposo ou doloso, se cometeu falha, deve ser punido. Mas como grande parte dos políticos sempre atua em benefício próprio, não dá para esperar bom sendo e Justiça de quem faz leis para se livrar das próprias irregularidades que comete. O pior é depois bancar de santinho e honesto em uma CPI para incriminar o presidente da república.

Quando se trata de uma pessoa eleita para nos representar, não existe atos graves para ser punido. Toda e qualquer ação ilegal, seja grave ou não, deve ser penalizada e os envolvidos condenados.

Ademais, quem irá julgar se agiu de forma dolosa ou culpada? Os próprios colegas? Os mesmo que votaram a favor do projeto?

Não é segredo que o Brasil virou chacota mundo afora há alguns anos com tantos escândalos de corrupção quando governado pelo PT e agora com ações que querem desmoralizar o atual presidente.

Quem achava que não dava piorar, acaba de comprovar que por aqui tudo é possível. Falta transparência e sobra vergonha.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?