Editorial
3 meses atrás

Fake News, nada saudável, tampouco engraçado

Não se fala em outra coisa nas últimas semanas a não ser a pandemia do coronavírus. O tema invadiu os noticiários nacionais e internacionais e a tendência que seja assim por pelo menos mais um mês.

Fake News, nada saudável, tampouco engraçado
(Foto: Reprodução)

Em meio a tudo isso, o papel de informar que cabe as autoridades, jornalistas e demais órgãos ganham um concorrente desleal que são as fake News disparadas, muitas vezes propositalmente, por interesses políticos.

Nesse angu também surgem aqueles que querem fazer o bem tentando informar mas, por desconhecimento e na ansiedade de tentar mostrar entendimento saindo na frente para ganhar láureas, disparam notícias falsas ou distorcidas que só servem para gerar ainda mais pânico e medo na população.

O momento é delicado e todo cuidado é pouco. Muitos estão com tempo de sobra. Na verdade, não custa ler o que recebeu, ver a fonte, quem encaminhou antes de passar a notícia adiante.

Estamos lidando com a vida das pessoas e brincar com esse tema tão sério não é legal. Vamos deixar para quem tem competência fazer a divulgação sobre essa doença que se espalha rapidamente e mata se cuidados simples e básicos não forem administrados. São milhões de pessoas infectadas e milhares mortas mundo a fora.

Se quer ajudar tentando informar, veja ao menos de onde essas notícias vieram. A rede social pode ser rápida para espalhar qualquer informação, mas a fonte nem sempre é confiável. O mesmo ocorre com montagens de fotos e informações disparadas pelo WhatsApp.

Profissionais da saúde e outras áreas essenciais estão dando a vida deles por todos e a sociedade pode colaborar de várias formas. Uma delas é não espalhando fake news. A outra, para quem pode, é ficando em casa. Se precisar sair, utilize máscara.

Infelizmente, até nessa hora, os interesses políticos se sobressaem e só atrapalham e confundem mais a cabeça das pessoas. Fato é que não se trata de um simples vírus e cada um vai defender seus interesses, mas não dá para deixar de relevar que se trata de uma doença que tem vitimado pessoa no mundo todo e não pode ser ignorada e nem tratada como brincadeira.

Ninguém esperava por isso, tampouco estavam preparados para lidar com essa situação. Se podemos ajudar, vamos dar o melhor de nós. Espalhar fake news não é saudável ou engraçado e sim uma grande falta de respeito.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?