Um veículo é composto por inúmeras peças, sendo cada uma delas responsável por proporcionar o funcionamento correto de todo o carro. Entre os componentes mais importantes está o sistema de suspensão, que por sua vez auxilia a garantir a segurança dentro do automóvel e a preservação dos pneus. Por conta dessas funções, é necessário ficar atento à manutenção e para isso, nada melhor do que conhecer o funcionamento de todas as peças.
Dentre os equipamentos presentes na suspensão estão: amortecedor, mola, braço, oscilante e pivô de suspensão. Os dois primeiros agem em conjunto na redução da força do impacto transmitido para o veículo, proporcionando uma direção mais segura.
Já o braço oscilante carrega a função de apoio entre o chassi e a coluna de suspensão, essa que é articulável e recebe auxílio do pivô de suspensão para se movimentar.
Os problemas no sistema de suspensão são facilmente identificáveis por conta de alguns indicativos, sendo o principal deles o barulho constante durante a direção.
Esse tipo de ocorrência se deve ao desgaste das peças, como as citadas, o que ocasiona a aparição de ruídos incômodos. Nesse caso, o ideal é que haja a substituição do componente comprometido o mais rápido possível.