Nenhum outro país celebra o 15 de outubro como Dia do Professor. Mundialmente estabelecida como 5 de outubro, a data foi definida no Brasil por um decreto de D. Pedro I em 1827, como forma de estabelecer os preceitos básicos do ensino elementar no país. Assim, esta é uma data que já traz na sua essência uma reflexão: a luta pelos direitos assegurados na Educação.
Nunca foi e – e nunca será – fácil lecionar no Brasil. Quase 200 anos após a lei, os professores de hoje em dia ainda sofrem com questões como falta de reconhecimento e importância profissional, além, é claro, de uma constante sensação familiar de que o professor é responsável por, agora, criar as crianças.
Por isso, que todas as homenagens são mais que justas a este profissional que faz do aprendizado um contentamento provocando um sentimento de valor. Afinal. É ele que também ajuda a descobrir o que fazer, o que é certo e, assim, fazê-lo cada vez melhor.
Nosso agradecimento por afastar o medo das coisas novas, por ajudar a resolver problemas difíceis e também pela insistência em nos convencer que somos capazes.
Feliz Dia dos Professores!