Política
2 semanas atrás

Domingo (15) é dia de eleições municipais

As eleições municipais deste ano contam algumas mudanças a começar pela data que foi alterada de 4 de outubro para 15 de novembro, por conta da pandemia do coronavírus. Aliás, devido a pandemia, vários cuidados serão necessários para votar neste domingo.

Domingo (15) é dia de eleições municipais
(Foto: Reprodução)

Embora seja uma informação técnica, o eleitor deve saber que este ano não existirá a coligação para o cargo de vereador. Portanto, a contagem de votos será um pouco diferente das eleições anteriores. Na eleição proporcional, é o partido que recebe as vagas e não o candidato. Agora, quem pleiteia uma vaga nas câmaras municiais terá de disputar a eleição em chapa única dentro do partido. Essa mudança evitará, em partes, o fato de alguns candidatos com muitos votos não se elegerem e outros, com poucos votos, serem eleitos.

Apesar da proibição de coligações para esses cargos, a emenda diz que os partidos ainda podem se unir em chapas para disputar os cargos majoritários, como o de prefeito, por exemplo.

Protocolos sanitários

As eleições municipais deste ano serão acompanhadas de vários protocolos sanitários em razão do coronavírus.

O uso de máscara e de álcool em gel vai ser obrigatório para mesários e eleitores. A biometria, adotada em 2018, não será usada em 2020. O TSE recomenda que cada eleitor leve a própria caneta para assinar antes de votar. A urna eletrônica não vai ser higienizada. A higienização deve ser feita pelo próprio eleitor.

Outro objetivo é evitar ao máximo o contato físico. Cada mesário vai receber três máscaras descartáveis e “face shield”. Dessa vez, o título de eleitor não vai ser entregue pelo eleitor, apenas exibido. O mesário pode pedir para que ele abaixe rapidamente a máscara para identificação. Já o comprovante de votação vai ser entregue apenas para quem pedir.

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou que a votação vai começar uma hora mais cedo, às sete da manhã. As três primeiras horas vão ser destinadas preferencialmente aos idosos que fazem parte do grupo de risco. Mesmo com a medida, o horário não é exclusivo e a votação vai estar aberta a todos os eleitores.

De acordo com o TSE, é recomendável que pessoas com febre no dia da votação com que tiverem sido diagnosticadas com Covid-19 até 14 dias antes, não votem. As eleições estão marcadas para o dia 15 de novembro.

Ordem de votação

Na hora da votação, o eleitor deverá escolher, na urna eletrônica, primeiro um candidato ao cargo de vereador. O próximo passo é selecionar o seu candidato ao cargo de prefeito.

Os concorrentes a uma vaga nas câmaras municipais dos 5.568 municípios serão identificados por um número de cinco dígitos. Já os candidatos ao cargo de prefeito são registrados na urna com dois dígitos.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?