Cotidiano
6 meses atrás

Dia dos Namorados: Ipem-SP alerta sobre cuidados na compra de presentes

Estamos diante de mais um Dia dos Namorados, 12 de junho, e é uma época em que os comerciantes esperam um crescimento na venda de determinados produtos.

Dia dos Namorados: Ipem-SP alerta sobre cuidados na compra de presentes
Foto: Regional News

O Ipem-SP, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, traz dicas importantes quanto a compra de itens têxteis, principalmente roupas, são, em geral, a escolha de vários casais na hora de presentear. No entanto, bichos de pelúcia e eletrodomésticos também devem ser alvo de atenção durante a compra.

No caso dos produtos têxteis, inclusive, peças íntimas, as alergias são apenas alguns dos problemas ocasionados por produtos inadequados. Por este motivo, o Instituto alerta sobre os cuidados necessários na compra destes itens.
As informações contidas na etiqueta são fundamentais e precisam seguir critérios específicos. Todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles (70% algodão e 30% poliéster, por exemplo). A etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto.

Bichos de pelúcia

Não compre no comércio informal, pois não há garantia de procedência. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não atender às condições mínimas de segurança, especialmente em relação à toxicidade do material usado na fabricação, conter partes pequenas e bordas cortantes.
Compre somente brinquedos que contenham o Selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados.

Eletrodomésticos

Cerca de 190 tipos de eletrodomésticos devem ostentar o selo do Inmetro no produto ou na embalagem, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui alguns campeões de venda, como secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, fornos elétricos etc.

O Inmetro alerta sobre a atenção para as compras feitas pela internet:

1) Não é obrigatório o site mostrar os Selos e/ou a Etiqueta, mas as informações contidas neles devem ser apresentadas de forma clara no momento da compra.

2) Confirme, sempre que possível, os prazos de entrega, pois em função da pandemia eles têm sofrido alteração e alguns sites ainda não atualizaram essas informações.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?