Caieiras
4 semanas atrás

Demora e ausência complicam consultas em postos de saúde de Caieiras

Demora e ausência complicam consultas em postos de saúde de Caieiras
Demanda de atendimento na Policlínica Laranjeiras é grande (Regional News)

Uma placa estatística colocada dentro das principais unidades básicas de saúde, de Caieiras chamando a atenção para as faltas em consultas agendadas com especialistas fez com que a reportagem do jornal Regional News fosse em busca de respostas para a questão.

A motivação se deu em razão de duas situações. Uma por existir reclamações na área da saúde nos últimos anos, e a outra pelo fato das pessoas estarem se ausentando nos atendimentos agendados, o que é, no mínimo, estranho.
Na manhã de segunda-feira, 23, a reportagem percorreu pelos principais postos de saúde e a resposta encontrada é que a demora para agendar e a longa espera até o dia da consulta ou exame são os principais motivos para fazer os munícipes desistirem do atendimento.

A situação mais crítica foi registrada na Policlínica de Laranjeiras que, apesar de bem estruturada, concentra a maioria das reclamações. Segundo quem aguardava por atendimento na unidade, o fato de terem deslocado pacientes dos bairros Vila Rosina e Sítio Aparecida para a unidade complicou a prestação dos serviços médicos.
Josefa Maria de Amorim, moradora do Portal das Laranjeiras, é uma que enfrenta problemas. “Agendaram minha mamografia há um ano e ainda não fui chamada. Estou passando pelo médico novamente e não tenho o exame feito. Aproveitei para pedir outra guia, mas não dá para aceitar tanta demora. Acho que transferir todos os atendimentos para a policlínica não foi uma boa ideia”, disse.

A paciente também falou da confusão enfrentada para agendar consultas e a ausência de médicos. “Muitas vezes no dia da consulta, o médico não aparece. No meu caso, perco dia de serviço e fica complicado”, declarou Josefa.

A moradora da Vila Rosina, Jessica Viana dos Santos, que está gestante, também falou da falta de vagas e a demora na unidade de Laranjeiras. “Como estou grávida, tenho prioridade. Mas tentei marcar uma consulta com o ginecologista para minha tia e não tinha vaga. Quando marca, a consulta demora cerca de três meses”, falou.

Consultas agendadas demoram e pacientes que desistem do atendimento sem cancelar prejudicam outras pessoas na unidade do Vera Tereza (Regional News)

As reclamações também foram percebidas no Vera Tereza, Nova Era e Cias. Foi o caso de Marli Aparecida Mariano que levou a guia no posto do Miraval para marcar consulta com dermatologista em 2017 e até agora não teve retorno. “Eles informaram que encaminharam para a central de vagas, mas já faz meses que aguardo por atendimento com especialista e até agora nada”, revelou.

Também foram feitas críticas à realização de exames laboratoriais, como hemograma, por exemplo. “O resultado demora muito tempo para sair. Às vezes voltamos para a consulta e não temos a análise para mostrar ao médico”, falou Alair Santos.

Número de pessoas que faltam em consulta médica é alto no CIAS (Regional News)

Teve também quem ligou a demora às ausências citadas nos cartazes colocados nas unidades. “O paciente cansa de esperar e alguns até já morreram esperando retorno. A consulta com psicólogo demora, em média, cinco meses para ser feita”, falou Luana Cunha.

Uma cidadã que preferiu não revelar o nome disse que após enfrentar demora para passar com um gastro, agora esperar há seis para fazer endoscopia. “Não fui chamada ainda para fazer o exame. Ainda bem que meu problema não é grave. Mas não dá para ficar controlando minha questão de saúde com medicamento”, apontou.
Houve também quem criticou quem falta nas consultas e não cancela o agendamento. “Acho que é por isso que a marcação demora tanto. Por conta dessas pessoas que não aparecem e não desmarcam a consulta ou exame para repassar aqueles que estão na fila”, manifestou Marli Queiroz.

Explicação
Em busca de esclarecimentos, a Secretaria Municipal da Saúde foi procurada e informou que em dezembro do ano passado foram alocados nas unidades de saúde dos bairros 29 médicos entre clínicos e pediatras, o que diminuiu a espera para consultas. Esclareceu anda que tem buscado conscientizar a população a respeito do grande índice de faltas em consultas, o que acaba ocasionando demora para agendamento.

Por esse motivo faz um alerta e pede justamente para que caso não possa comparecer à consulta, o paciente entre em contato com a Unidade de Saúde informando para que o horário possa ser repassado a outro munícipe.

Quanto ao prazo para agendamento de consultas e exames, em especial dermatologia e mamografia, a secretaria informa que não há espera de um ano em nenhum dos casos mencionados.

Em relação ao laboratório, o setor explicou que já solicitou e foi realizada uma licitação, em andamento, para a contratação de novo prestador de serviço. A prefeitura salientou ainda que o paciente que se sentir prejudicado oficialize sua reclamação em um formulário específico nas unidades ou na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Flávio Augusto de Moraes, n.º 80. Outro canal de contato é a ouvidoria, que pode ser contatada pelos telefones 156 ou 4445-9265 ou pelo e-mail ouvidoria@caieiras.sp.gov.br.

O prefeito Gersinho também reforçou a necessidade das pessoas atenderem e comparecerem ao local da consulta na hora em que foi marcada. Disse que apesar da demora, os atendimentos estão se adequando às necessidades, mas que ainda há muito a ser feito. “Preciso que as pessoas me ajudem com isso. Estou me empenhando para fazer o melhor”, falou o prefeito.

Deixe seu comentário

Nota do Editor: Os comentários não são editados e são de responsabilidade dos autores. Não refletem a opinião do jornal Regional News.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?