Francisco Morato
6 meses atrás

DDM de Francisco Morato ganha nova sede

A nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher de Francisco Morato, na Grande São Paulo, foi inaugurada por videoconferência nesta quinta-feira, 3, pelo governador João Doria. A unidade especializada fica em imóvel locado pela Prefeitura e possui mais infraestrutura e acessibilidade, garantindo atendimento humanizado a vítimas de violência e melhores condições de trabalho aos policiais.

DDM de Francisco Morato ganha nova sede
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Em funcionamento desde 1992, a DDM de Francisco Morato é a única pertencente à Seccional de Franco da Rocha, que também atende à população dos municípios de Mairiporã e Caieiras.

O expediente é realizado de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, com o empenho de dez policiais. Uma investigadora, quatro escrivães e quatro agentes policiais atuam sob coordenação da delegada Francine Maria Ribeiro Gonçalves.

Estrutura

A nova sede é composta por dois pisos – o inferior conta com receptação, quatro banheiros (sendo um para deficientes), três salas de atendimento, uma sala Lilás, três salas de investigadores, uma de arquivo, uma cela e uma de identificação criminal.

Já no piso superior há uma cozinha, dois banheiros, quatro cartórios, um auditório e cinco salas – arquivo, estagiários, apoio, escrivães e delegada titular. O local foi totalmente adequado quanto à acessibilidade para deficientes e/ou portadores de necessidades especiais.

Proteção às mulheres

Atualmente, São Paulo conta 135 DDMs em todas as regiões do estado, com dez unidade em atendimento 24 horas. Além disso, todas as delegacias seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para atender e acolher vítimas de violência doméstica.

Em março de 2019 foi lançado o aplicativo SOS Mulher, que permite que as vítimas de violência doméstica – que possuam medida protetiva expedida pela Justiça – peçam ajuda quando estiverem em situação de risco apertando apenas um botão no celular.

O Governo de São Paulo também ampliou o rol de ocorrências da Delegacia Eletrônica, incluindo casos de violência doméstica, no início de abril de 2020. Esses registros têm prioridade e os agentes entram em contato com as vítimas pelo meio informado nos boletins de ocorrências.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?