Auto News
Gustavo Lopes Evangelista » Auto News
3 meses atrás

Cronos, o sedã compacto que chega para brigar forte no mercado

Cronos, o sedã compacto que chega para brigar forte no mercado

O Cronos é o novo sedã compacto da Fiat lançado em 2018 para brigar no segmento, seus principais concorrentes são: Chevrolet Prisma, Hyundai HB20 S e Toyota Etios Sedã.

Embora o Cronos seja muito parecido com o hacth compacto Argo, a montadora informa que apenas 30% de sua plataforma foi aproveitada para o Cronos. Outra informação dada pela própria Fiat é o uso de aços de ultra-alta resistência na estrutura do Cronos. E a prova de que a plataforma do Cronos foi realmente refeita está representada em seu peso, embora seja maior que o Argo, ambos tem praticamente o mesmo peso.

Design

A primeira impressão que se tem é que o Cronos é um Argo na versão sedã. Porém a Fiat resolveu dar um toque exclusivo ao carro e fez algumas modificações. Na parte dianteira apenas os faróis são os mesmo do modelo hacth. A grade frontal, o capô e para-choques são totalmente novos.

Na traseira o que mais chama a atenção é sem dúvidas o porta-malas, com formas arredondadas e lanternas longitudinais que invadem a tampa do porta-malas. Vale destacar que a abertura da tampa é feita por acionamento na chave, de forma automática. A capacidade do porta-malas é de 525 litros.

Internamente além do acabamento de muito bom gosto, com materiais de ótima qualidade e encaixes perfeitos, o espaço é muito bom. Para os ocupantes que viajam atrás há uma boa condição de espaço para as pernas e lateral, o encosto conta com três apoios de cabeças e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Na parte da frente, para quem dirige e passageiro, é praticamente o mesmo interior do Argo: volante com comandos multifuncionais, computador de bordo, ar-condicionado, câmbio, painel, comandos elétricos, etc… A única diferença que pode ser considerada é a presença da central multimídia em todas as versões, é um item de série no Cronos.

Test Drive

A primeira impressão que se tem ao sentar no Cronos é de um carro muito bem construído e confortável, é possível encontrar a melhor posição para dirigir, isso porque o banco e volante possuem regulagem de altura. Em baixas rotações o motor é bem silencioso. O carro tem um acerto de suspensão bastante macio, algo que já é conhecido nos carros da Fiat. Outra característica conhecida da montadora presente na maioria de seus carro, e no Cronos não é diferente, é o câmbio. Embora macio e de fácil engate e bem melhor que os antigos, ainda assim é um tanto “mole”, a alavanca fica meio frouxa mesmo com as marchas engatadas. É uma questão bastante criticada por muitos em quase todos os carros da montadora. Mas isso, não chega a comprometer o desempenho e dirigibilidade do carro.

Cores

  • Vermelho Alpine (sólida)
  • Branco Banchisa (sólida)
  • Preto Vulcano (sólida)
  • Branco Alaska (perolizada)
  • Vermelho Marsala (perolizada)
  • Cinza Scandium (metálica)
  • Preto Vesúvio (metálica)
  • Prata Bari (metálica)

Itens de série

  • 2ª porta USB para passageiros traseiros
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Apoia-pé para o motorista
  • Ar condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Brake light
  • Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Adroid Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz
  • Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Encosto de cabeça traseiro central
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
  • HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
  • Iluminação do porta-malas
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência
  • Novo motor 1.3 Firefly 8V Flex
  • Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
  • Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Rodas de aço estampado 6.0 x 15? com calotas integrais + Pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante com comandos de rádio e telefone
  • Volante com regulagem de altura

Pacotes e Opcionais

KIT STILE – R$ 2.990,00

(Faróis de neblina / Rodas de liga leve 6.0 x 15″ + Pneus 185/60 R15 / Banco traseiro bi-partido)

KIT PARKING – R$ 1.600,00

(Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico / Câmera de ré com linhas dinâmicas)

KIT CONVENIENCE – R$ 1.990,00

(Retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) / Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento)

ALARME ANTIFURTO – R$ 650,00

(Alarme antifurto)

Versões

  • Cronos 1.3 – a partir e R$ 53.990
  • Drive 1.3 Manual – a partir e R$ 55.990
  • Drive 1.3 GSR (automatizado) – a partir e R$ 60.990
  • Precision 1.8 Manual – a partir e R$ 62.990
  • Precision 1.8 Automático de 6 velocidades – a partir e R$ 69.990

Ficha Técnica

  • Altura do solo (mm): 158
  • Capacidade do porta-malas (litros): 525
  • Potência máxima (cv): 101,0 (g) a 6000 rpm / 109,0 (e) 6250 rpm
  • Torque máximo (kgf.m): 13,7 (g) / 14,2 (e) a 3500 rpm
  • Tanque de combustível (litros): 48
  • Cilindrada total (cc): 1332
  • Entre-eixos (mm): 2521
  • Altura do veículo (mm): 1508
  • Comprimento do veículo (mm): 4364
  • Largura do veículo (mm): 1962

Deixe seu comentário

Nota do Editor: Os comentários não são editados e são de responsabilidade dos autores. Não refletem a opinião do jornal Regional News.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?