Opinião
Dr. Fabio Cenachi » Opinião
9 meses atrás

Consciência humana

Por esses dias atravessamos mais um feriado a pretexto de exaltarmos a consciência negra do povo brasileiro. Será que temos efetivamente essa consciência? Ou talvez, quem sabe, o racismo dissimulado, entranhado no fígado do povo, seja uma realidade muito mais presente do que se imagina? Entrando em uma cadeia pública, em uma penitenciária, encontra-se a maioria esmagadora da população carcerária de ascendência negra, o que não deve em qualquer momento levar a um raciocínio do tipo justiça seletiva ou racista ou coisa que o valha. Mas sem dúvida significa percebermos a base da sociedade, aquela mais susceptível à delinquência, com franca incidência da raça negra e suas raças derivadas.

Nesse fenômeno e não no primeiro é que surge o indício discriminante. Um povo que ainda não conseguiu se miscigenar por igual, muito embora o tenha feito com muito maior incidência do qualquer outro lugar do planeta. Mas faltam alguns passos ainda, e esses não se suprirão com consciência negra, branca, amarela, vermelha ou verde. Esses serão supridos somente com a consciência humana, que assistirá não só a questão étnica, mas também a social, econômica, religiosa, filosófica e todas outras mais. Do existencialista, o homem pelo homem. Sem desculpas. Sem ressalvas. De Cristo, faça a seu próximo o gostaria que lhe fosse feito.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?