Auto News
Celina Peres » Auto News
11 meses atrás

Como consultar IPVA 2018

Com os primeiros dias do ano se aproximando, algumas preocupações começam a circundar o povo brasileiro de norte a sul do Brasil.

Como consultar IPVA 2018

Ano que começa, impostos que precisam ser pagos para que o dia-a-dia fique em ordem.

Em se tratando de impostos, um dos primeiros é o IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, tem cobrança a partir de janeiro em quase todo País. O pagamento é obrigatório e a alíquota varia de acordo com o Estado onde o contribuinte reside e também conforme o modelo do veículo.

O tributo é cobrado somente pelos estados brasileiros, sendo que metade é arrecadado para o governo local e a outra parte para o município. Além dos veículos terrestres, o IPVA pode ser cobrado inclusive de aeronaves e barcos.

As formas de pagamento do imposto também variam, inclusive com descontos diferenciados ou percentuais vantajosos para pagamento em cota única.

Além de poder conferir o valor do imposto, o motorista pode fazer o pagamento e licenciar seu veículo sem sair de casa. Como existem diferenças no formato do pagamento de Estado para Estado, ideal é consultar o órgão competente em razão das alíquotas que variam de 1% a 4% do valor venal do veículo, para todas as categorias. No entanto, alguns estados definem o percentual a ser pago de acordo com a potência dos veículos. É o caso de Alagoas, Ceará e Pernambuco, por exemplo. O estado do Maranhão, define as alíquotas de acordo com faixas de preço. Os vencimentos e descontos também variam de acordo com o estado, assim como o parcelamento ou não do imposto. O valor venal é também definido pelos estados, mas geralmente a maioria utiliza a tabela Fipe para definir tais valores.

O boleto do IPVA, de qualquer Estado pode ser emitido no site da Receita Federal. Ao acessar o link, é necessário que o proprietário informe o número do CPF ou CNPJ, a placa e o Renavam do veículo e inserir um código de segurança. Ao clicar em “Avançar”, é possível visualizar o boleto e realizar a impressão do documento.

Dentre as maiores metrópoles foi possível sinalizar os prazos para pagamento e como fica o imposto. Aqui apresentamos a definição dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

IPVA 2018 em São Paulo

Em São Paulo, a conferência dos valores do IPVA 2018 podem ser feitas na internet e também na rede bancária. É só estar com o número do Renavam e placa do veículo.

Para automóveis, ônibus, micro-ônibus, caminhonetes e motos, o vencimento começa agora dia 9 de janeiro. Os contribuintes podem pagar o IPVA 2018 em cota única, com desconto, ou parcelar o tributo em três vezes, em janeiro, fevereiro e março, observando o final da placa do veículo. É possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem desconto.

Outra coisa é sobre o prêmio do seguro obrigatório DPVAT que deve ser recolhido de forma integral no ato do primeiro pagamento, seja em cota única, seja na primeira parcela.

Governo de SP deixará de mandar carta sobre IPVA

A partir de 2018, o governo do Estado de SP não mais enviará o aviso de vencimento e cobrança do IPVA. Os motorista deverão ficar atentos e se agendar para não perder o prazo. A justificativa, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, é para evitar o extravio de correspondências e para “contribuir com as boas práticas de sustentabilidade”. Com a medida, o governo irá economizar milhões que poderão ser investidos em outras áreas.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

IPVA 2018
IPVA 2018

Facilidades para licenciamento

Os meios eletrônicos para a prestação de serviços públicos, tem sido cada vez mais utilizado como ferramenta do governo do Estado. A medida tem por objetivo facilitar a vida do cidadão e contribuinte no sentido de não precisar se deslocar e pegar filas para atualizar um documento. Antes, para licenciamento de veículos era necessário ir às unidades do Detran ou imprimir boleto para fazer o pagamento. Agora, basta informar o número do Renavam ao caixa ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências bancárias. No internet banking também funciona.
Outra facilidade é poder receber o novo documento no endereço do registro do veículo por meio dos correios no prazo de sete dias úteis. A emissão é feita automaticamente quando o contribuinte escolhe pagar R$ 11,00 a mais.

IPVA 2018 – Rio de Janeiro

Proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro terão desconto de 3% para o pagamento em cota única e até a data de IPVA, exercício de 2018. A primeira data de vencimento da cota única é para veículos com placas de final 0, no dia 22 de janeiro. A última data para o pagamento da cota única será no dia 2 de fevereiro, referente aos veículos com placa terminadas em 9. A guia para o pagamento do IPVA poderá ser retirada pelo contribuinte pela Internet, no Portal da Secretaria de Estado de Fazenda ou do banco Bradesco. O pagamento da Guia de Regularização de Débitos – GRD pode ser realizado em qualquer agência bancária, em dinheiro ou cheque administrativo.

IPVA 2018 – Minas Gerais

O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% ou da primeira parcela é de 10 a 15 de janeiro, conforme final de placa e escala de vencimentos abaixo. Para efetuar o pagamento, dirija-se a uma das agências dos agentes arrecadadores: Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, informando o número do RENAVAM ou apresentando a guia de arrecadação. Para emissão da guia de pagamento do IPVA utilize o site oficial e faça pela internet ou procure uma das unidades de atendimento da SEF/MG.

IPVA 2018 – Paraná

Os contribuintes do Paraná começarão a pagar o IPVA 2018 a partir de 10 de janeiro. O desconto para quem pagar à vista será de 3%. A alíquota da maior parte da frota, conforme o governo estadual, vai ser de 3,5%. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Veículos que pertencem à União, a estados e a municípios são imunes ao imposto. Para táxis, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os fabricados antes de 1998 são isentos. O calendário para cota única começará em 10 de janeiro.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?