Como amenizar os efeitos do tempo seco

Como amenizar os efeitos do tempo seco

Muitos esperam ansiosamente pelo fim do inverno que ocorre neste mês de setembro, porém, o tempo seco deve prevalecer ante a pouca quantidade de chuva em algumas regiões do país.

Garganta irritada, tosse seca, boca rachada, pele áspera e desconforto nos olhos e nariz, são alguns dos efeitos que o período de baixa umidade pode provocar na saúde humana.

Durante o mês de agosto, por algumas vezes o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, divulgou estado de alerta em alguns estados. O alerta laranja aumenta os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias.

De acordo com Adriano Guimarães, instrutor do curso de Técnico em Enfermagem do Senac Goiás, nesse período do ano é provável que as pessoas sofram mais com o ressecamento das vias aéreas, e isso cria uma atmosfera própria para o aparecimento de resfriados, gripes, dor na garganta e demais incômodos.

Contudo, com os cuidados certos é possível amenizar os desconfortos e prevenir as doenças deste período do ano. A hidratação é a opção mais fácil e barata para garantir a saúde no tempo seco.

“A melhor forma de prevenir ou amenizar os sintomas da baixa umidade é a hidratação via oral, e quando falamos da hidratação líquida, não estamos falando de líquidos com conservantes, mas sim, literalmente, de água. Da mesma forma é importante a hidratação a base de creme, praticar atividades físicas que envolvem água, lavar as mãos após sair de um ambiente e ir para o outro e a alimentação saudável”, ressalta o instrutor.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *