Cidades do Cimbaju contam com candidatos a deputado federal e estadual

Cidades do Cimbaju contam com candidatos a deputado federal e estadual

A tarefa de vencer uma eleição para deputado, seja federal ou estadual, não é fácil. Mas municípios que contam com representantes no Congresso Nacional e também na Assembleia Legislativa tendem a conseguir mais recursos para investimento de forma geral.

Estamos há um mês das eleições que serão realizadas em 2 de outubro. Esse é o momento para o eleitor conhecer mais sobre os candidatos e, principalmente, se existem representantes na cidade ou região onde reside.

São milhares de registros de candidaturas recebidas pela Justiça Eleitoral. No Sudeste, 5.619 pessoas disputam uma vaga de deputado estadual nos quatro estados. São Paulo tem o maior número de candidatos da região: 2.049 que disputam 94 vagas.

Já para a vaga de deputado federal, apenas em SP, 1.525 pessoas estão na disputa pelas 70 vagas existentes.

Candidatos na região

Na região que compreende as cidades do Cimbaju, alguns nomes despontam e são opção de escolha nas eleições deste ano. Para deputado federal estão na disputa: Adriano Sopó (PDT) – que foi vereador e vice-prefeito de Caieiras; Kiko Celeguim (PT) – ex-prefeito de Franco da Rocha; Emerson Virgilio Venâncio (Agir) – candidato a vereador por Franco da Rocha em 2020, e Alex Reis (União Brasil) ex-vereador de Francisco Morato.

Para deputado estadual despontam: Engenheiro Juarez Dias (PRTB) – candidato a prefeito de Caieiras nas eleições de 2020, e Mario Maurici (PT) – que já é deputado estadual e tenta a reeleição. Ele, aliás, como representante regional, além de destinar recursos para cidades da região, se destacou recentemente ao se posicionar de forma firme contra a vinda da ‘Cracolândia’ para Franco da Rocha, sugerida pelo também deputado Coronel Telhada.

Adriano e Kiko se destacaram como representantes de seus municípios e contam com o carisma de seus eleitores. Como os demais, são nomes que merecem ser avaliados.

Alguns candidatos, embora apareçam no site “DivulgaCandContas”, do TSE, aguardam julgamento. Outros, tiveram a candidatura retirada e não foram citados. Caso algum nome não tenha sido apontado, o jornal Regional News se coloca a disposição para divulgar em matéria futura.

No alto: Adriano Sopó (PDT), Maurici (PT) e Kiko Celeguim (PT). Abaixo: Venâncio (Agir), Alex Reis (União Brasil) e Juarez Dias (PRTB) – Foto: Arte RN

Qual o papel do deputado federal?

As duas principais atribuições desse parlamentar estabelecidas na Constituição, como representante do povo, são: legislar e fiscalizar.

O deputado pode propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes, incluindo a própria Constituição. As propostas são votadas pelo Plenário – ou pelas comissões, quando for o caso.

Ainda compete aos integrantes da Câmara dos Deputados, juntamente com os senadores, por exemplo, discutir e votar o orçamento da União, assim como fiscalizar a aplicação adequada dos recursos públicos. É durante a análise da proposta orçamentária que os deputados apresentam emendas que destinam verbas para a realização de obras específicas em seus estados e municípios, conforme divulga a Agência Câmara de Notícias.

O que faz um Deputado Estadual?

Representantes deste cargo compõem as assembleias legislativas, ficando responsáveis também por elaborar e aprovar leis pertinentes ao território do estado que representam.

Os parlamentares estaduais também são responsáveis pela fiscalização contábil e financeira do estado. Entre as prerrogativas está a possibilidade de fazer diligências pessoais e fiscalizar o trabalho dos órgãos públicos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *