Cidades
1 mês atrás

Cidades da região estão na fase vermelha e não poderão reabrir comércio

A decisão de estender a quarentena por mais 15 dias a partir de 1º de junho, mas flexibilizar a abertura de comércios para algumas cidades, não poderá ser aplicada em 62 delas e isso inclui Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar e Mairiporã.

Cidades da região estão na fase vermelha e não poderão reabrir comércio
(Foto: Arquivo RN)

Isso se deve ao fato desses municípios fazerem parte da fase vermelha do plano estadual de combate ao coronavírus, implantado pelo Governo do Estado.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, as cidades que não poderão flexibilizar as atividades econômicas durante a quarentena estão nas regiões da Grande São Paulo, com exceção da capital, Baixada Santista e Registro, essas duas últimas no litoral.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Marco Vinholi, apesar disso, o governo vai permitir, no próximo mês, que as demais 583 cidades que estão nas fases laranja e amarela possam flexibilizar progressivamente os serviços comerciais que antes estavam proibidos de funcionar.

A decisão, explicou o secretário da pasta, caberá a cada prefeitura por meio de decretos municipais a partir do próximo mês, já segunda-feira, 1º de junho.

Na quarta-feira, 27, o governador João Doria anunciou como funcionará o Plano São Paulo para a reabertura gradual das atividades econômicas não essenciais para as cidades em razão da quarentena imposta desde 24 de março e prorrogada até 15 de junho. Até lá continua a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem sair às ruas.

Fases do plano

Durante esse período, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, que são divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

Na fase vermelha não será permitida a abertura do comércio;

Na fase laranja será permitida a abertura do comércio com restrição;

Na fase amarela será permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições;

Na fase verde será permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições;

E na fase azul será permitida a abertura total do comércio, sem restrições;

Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar e Mairiporã estão na fase vermelha do mapa (Foto: Divulgação)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?