Francisco Morato
4 meses atrás

Cidadãos pedem limpeza e pavimentação de rua em Francisco Morato

A limpeza e pavimentação da Rua Dois, no Parque Santana, em Francisco Morato, são serviços solicitados há anos pelos moradores. Desde 2018, a via formada de terra não recebe manutenção e a falta de zeladoria traz prejuízos aos cidadãos.

Cidadãos pedem limpeza e pavimentação de rua em Francisco Morato
Há mais de um ano a Rua Dois, no Parque Santana, não recebe manutenção (Arquivo Pessoal)

De acordo com Jorge Luís Jeckel, para conseguir qualquer serviço para a rua, é preciso ‘brigar’ na prefeitura. “É uma luta e preciso ir inúmeras vezes à prefeitura para eles te ouvirem. Mas todo esforço é sempre em vão, porque ninguém aparece depois”, declarou.

Em 2018, os moradores procuraram ajuda do deputado estadual Jorge Wilson que fez um ofício e encaminhou a municipalidade cobrando um posicionamento quanto a falta de limpeza e pavimentação, mas nem esse apelo, adiantou. “A prefeitura se manifestou informando que os serviços tinham sido executados. Mas podem ver pelas fotos que a rua continua sem asfalto e limpeza”, falou Jose Antonio Neto.

Segundo o morador, todos pagam IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, e merecem respeito. “Recentemente uma pessoa passou mal e a ambulância não conseguiu chegar até a casa dela. Em caráter de urgência, precisamos que a prefeitura jogue pedriscos e faça o corte de mato. Mas toda vez retornam com desculpas de que a máquina está quebrada. A situação é lastimável e as grandes obras só acontecem no centro”, disse Sandra Regina Teles.

O descaso fez o morador acionar o Ministério Púbico que inseriu mais esse caso em uma Ação Civil Pública movida pelo MP contra o município cobrando uma prestação de contas sobre as obras de pavimentação na cidade. “Voltei a ligar na prefeitura em dezembro de 2019, mas tudo fica na promessa. Não aguentamos mais essa situação. O IPTU chega certinho, mas as obras não acontecem”, relatou Jorge.

Em busca de esclarecimentos, a prefeitura de Francisco Morato foi procurada, mas não encaminhou resposta até o fechamento da edição.

Na manhã de segunda-feira, 6, a assessoria de imprensa encaminhou uma manifestação informando que os serviços de limpeza e zeladoria do referido local entraram em no expediente, assim como é realizado com todas as solicitações.

Referente a pavimentação, explicou que o projeto preliminar e orçamento estimado já está disponível na Secretaria de Obras, aguardando disponibilidade de recurso e/ou indicação de emenda parlamentar para execução das obras.

Há mais de um ano a Rua Dois, no Parque Santana, não recebe manutenção (Arquivo Pessoal)

Pavimentação é prioridade e moradores cobram explicações da prefeitura em reposta dada a deputado (Arquivo Pessoal)

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?