Auto News
Cleber Barbosa » Auto News
4 meses atrás

Chevrolet Equinox, potência e conforto de sobra

Quem o vê passando pelas ruas logo imagina que se trata de um supercarro. E de fato é. Assim podemos definir o Equinox, SUV de maior sucesso da Chevrolet no mundo que desembarcou no mercado brasileiro no final de 2017. O carro conta com elevada sofisticação, tecnologias inovadoras de segurança e um conjunto mecânico realmente poderoso, composto por um motor 2.0 turbo de 262 cavalos que trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral.

Chevrolet Equinox, potência e conforto de sobra
(Foto: Regional News)

O Equinox é um utilitário esportivo caracterizado por um design atlético, robusto e refinado, com o conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. São 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura, ou seja, satisfatório.

(Foto: Regional News)

O excelente espaço interno traz característica que os projetistas perseguiram desde os primeiros esboços, tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores e o mais bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

O painel tem alguns elementos que lembram o Chevrolet Cruze e a central multimídia possui tela de 8’’. Todo conteúdo pode ser visto também, em tamanho menor, no painel do carro.

Test drive

Potência e conforto são duas palavras que podem definir o SUV da GM. A reportagem do jornal Regional News fez uma test drive na versão Premier, completa, como consumidores, e aprovou o que a montadora promete, mas sempre com algo a melhorar.

Motorização moderna e potente, itens tecnológicos, qualidade do acabamento, conforto e dispositivos de segurança fazem do Equinox um carro diferenciado dos seu concorrentes. Pisar no acelerador propôs uma experiência única para quem nunca tinha pilotado um auto com motor 2.0 turbo de 262 cavalos. Foi possível atingir de 0 a 100km/h em pouco mais de 7 segundos, como anunciado pela Chevrolet.

Os dispositivos de segurança garantem tranquilidade e podem, de fato, evitar pequenas batidas e acidentes, comuns no dia a dia. Além de um sistema de correção de faixa, o alerta de colisão frontal e de ponto cego com sensor de aproximação repentina são funcionais. Nos dois casos, o banco do motorista vibra e um sinal de alerta é disparado.

Apesar da altura do Equinox, o veículo não perde estabilidade nas curvas, mesmo em alta velocidade. A direção é macia e o isolamento interior é outro fator interessante. O motorista e ocupantes não escutam quase nada do barulho externo, muito menos do motor. O carro pode estar a 120km/h, que a sensação é a de estar a 60km/h.

As tecnologias são várias, alguma contidas apenas na versão Premier, mas que fazem toda a diferença. É possível deixar o carro climatizado antes de entrar nele e o porta-malas se abre com o passar dos pés abaixo do carro. Para isso é preciso estar com a chave de presença. São mimos para quem pode e não para quem quer.

(Foto: Regional News)

Dentre os pontos a serem melhorados, a começar pelo motor, em aclives, o carro pode apresentar uma leve diminuída na velocidade. Entretanto, basta pisar no acelerador que ele responde de forma bem rápida. Se ainda assim o motorista desejar uma resposta mais imediatada, as noves marchas podem ser passadas de forma manual ao colocar o câmbio no ponto “L”. É uma pena, mas o cambio automático não tem comando tipo borboleta no volante.

O estepe, meio comum, mas não deixa de ser um ponto negativo, é temporário. Embora tenha espaço de sobra, o carro não conta com a opção de sete lugares.

Tem quem goste e aprove, porém é complicado até se acostumar com o sistema de start/stop. Na Equinox ele não pode ser desligado.

O consumo aparece como um problema em um momento em que o combustível tem valor elevado em todos os estados brasileiros. A situação pode agravar em razão do motor não ser flex. Ele é abastecido apenas com gasolina para tocar o potente motor 2.0 é de 262 cavalos que resulta em um consumo aproximado de 9 km/l cidade/estrada.

O banco do passageiro dianteiro é todo manual. Considerando todo o conforto do carro, e que o do motorista é totalmente elétrico nos ajustes, isso decepciona um pouco.

Preço e versões

GM Chevrolet Equinox 2.0 LT (Aut) 2018 2019 – R$ 137.490,00

GM Chevrolet Equinox 2.0 Premier AWD (Aut) 2018 2019 – R$ 155.990,00

Raio-X

Chevrolet Equinox Primier Turbo

Motorização: 2,0 16 válvulas 262 cv 5.500 mil RPM (gasolina)

Torque máximo líquido: 37 kgfm a 4.500 RPM (gasolina)

Transmissão: Automática 9 velocidades com opção Active Select

Dimensões: 4,65 m x 1,84 m x 2,10 m (comprimento x largura x altura)

Distância entre eixos: 2,73 m

Peso em ordem de marcha: 1.693 kg

Tanque de combustível: 59 L

Consumo: 8.7 km/l cidade/estrada (somente gasolina – pelo computador de bordo)

Porta-malas: 670 L

 

Deixe seu comentário

Nota do Editor: Os comentários não são editados e são de responsabilidade dos autores. Não refletem a opinião do jornal Regional News.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?