Bem Estar e Saúde
8 meses atrás

Caminho livre com salsaparrilha

A videira salsaparrilha há séculos é usada pelos povos indígenas da América do Sul no combate de diversas enfermidades. Estudos científicos já realizados mostraram que esta erva tem compostos isolados responsáveis por suas propriedades medicinais, como anti-inflamatória, tônica, antioxidante, antimicrobiana, afrodisíaca, purgativa e outras.

Caminho livre com salsaparrilha
(Imagem: Reprodução)

A infusão da raiz seca desta planta auxilia em processos de desintoxicação graças à sua capacidade para se ligar às toxinas no corpo e eliminá-las, e também pela sua capacidade em purificar o sangue. Além disso, é um agente diurético natural que alivia os problemas médicos complicados por acúmulo de líquidos no organismo e sendo alívio para as mulheres que retém líquidos no período pré-menstrual. Diminui a dificuldade em urinar e elimina pedras nos rins e bexiga. Ajuda ainda a tratar a hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca congestiva, a baixar os níveis de açúcar no sangue e melhorar as atividades do sistema nervoso, do fígado e dos rins.

É indicada nos casos de inflamações das articulações, dores de cabeça e nas articulações, resfriado comum, gota, ácido úrico, cálculos renais, artrite, reumatismo e impotência sexual. Serve para estimular o apetite, melhorar a digestão e aumentar a energia e a vitalidade. Externamente, a pasta feita com a raiz macerada serve para tratar eczema, urticária, psoríase, acne, verrugas e dermatites.

Doses elevadas podem causar irritação gastrointestinal e náuseas, além de afetar a absorção de certas drogas, devendo seu chá ser tomado separadamente de outros medicamentos e por instrução médica. Em todos os casos pede-se para seguir as orientações de um especialista antes de fazer uso salsaparrilha para fins medicinais.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?