Artigo
6 meses atrás

Caieiras, 62 primaveras

Com a proximidade do aniversário de emancipação desta cidade querida que vai completando mais uma de suas 62 primaveras, fomos verificar na história do empreendedor Cel. Rodovalho e sua esposa, sra. Etelvina, um interessante fato, que pode traduzir essa aptidão natural de organização que Caieiras revela, que persiste até nossos dias, entre idas e vindas da administração pública, com eventuais polarizações e antagonismos, que se estreitaram ou ampliaram ao longo dos anos.

Caieiras, 62 primaveras
Arquivo RN

Caieiras percebeu o primeiro núcleo habitacional planejado para trabalhadores livres (atenção para o termo) do Brasil – falamos na década de 90, ainda no século XIX, portanto logo após a assinatura da Lei Aurea. O fato é que a consciência organizacional do coronel Antonio Proost Rodovalho parece ter alcançado o “dna” de nossa querida Cidade dos Pinheirais, epiteto que decorreu também da ação do Coronel, quando adquiriu a empresa GebruderHemmer Neidenburg Pfalz, que teve seu nome substituído Companhia Melhoramentos de São Paulo – Indústria de Papéis.

Caieiras, continue crescendo organizada, acolhendo homens de bem com suas famílias Parabéns, Cidade dos Pinheirais!

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?