Política
2 meses atrás

Biometria foi descartada nas eleições de 2020

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação das eleições municipais de 2020. A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir infectologistas que recomendaram à exclusão do processo.

Biometria foi descartada nas eleições de 2020
(Foto: Reprodução/Internet)

Para decidir eliminar a biometria, médicos e técnicos consideraram dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.

Além disso, muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas. A questão deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e levada a referendo do plenário do TSE após o recesso do Judiciário. Nas cidades de Caieiras e São Paulo, a biometria já não seria obrigatória em 2020.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?