Artigo
Dr. Fabio Cenachi » Artigo
2 meses atrás

Áurea liberdade

Áurea liberdade
(Foto: Reprodução)

A humanidade é um parque infantil frequentado muitas vezes por crianças encrenqueiras, reiteradas em magoar o próximo, principalmente quando não está tão próximo.

Pensando sobre o assunto, talvez nos enganássemos em face da forma pela qual milhares de judeus foram dominados por poucos alemães no século passado. Quem sabe também tenhamos nos enganado de como o apartheid tenha se dado no sul da África, com a segregação de toda uma população negra por muito menor número de ingleses.

O sudeste americano. Ou por essas terras, como poucos imigrantes conseguiam dominar levas e levas de africanos índios, todos capturados por sua própria gente. O desprezo. O desrespeito da condição da “pessoa humana”. O fenômeno da “coisificação”. A escravidão se operou por mecanismos similares, subtraindo o patrimônio básico do ser humano, a sua dignidade, sua individualização. E assim ocorreu ao longo de toda história da humanidade.

Desde o império romano até o século pretérito, basicamente o mesmo retrato. Manadas e manadas de gentes exploradas pelos próprios irmãos. Viram suprimir-lhes a liberdade, a família, a individualidade, explorando a força de viver, exaurindo a própria vida num suspiro vazio de crueldade e indiferença. É isso. Humanidade. Escravidão. Política. Vida. Morte. Salve Isabel, Salve Patrocínio. Salve Ruy.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?