Política
5 dias atrás

Após decisão do STF, juiz de Curitiba manda soltar Lula

Após decisão do STF, Supremo Tribunal Federal, na noite de quinta-feira, 7, que mudou um entendimento de 2016 e decidiu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado, o juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, aceitou nesta sexta-feira, 8, o pedido da defesa do ex-presidente do República Luiz Inácio Lula da Silva para que ele deixe a prisão.

Após decisão do STF, juiz de Curitiba manda soltar Lula
Lula pediu a soltura dele após decisão do STF — Foto: Reprodução

Condenado em duas instâncias no caso do triplex, Lula ficou 1 ano e 7 meses preso na Superintendência da PF, Polícia Federal, de Curitiba. Agora, ele terá o direito de recorrer em liberdade e só vai voltar a cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias após o trânsito em julgado.

Como ele, outros condenados na Lava Jato, como os ex-deputados Eduardo Cunha, José Dirceu,  além do e ex-executivos de empreiteiras, que se enquadram nessas condições, podem pedir a soltura e deixar a prisão.

Com a mudança promovida pelo STF, o condenado só sera detido após não existir mais possibilidade de recurso. Para os ministros que votaram a favor, a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?