Ao ser empossado, Lula afirmou ter recebido “herança negativa” e promete reconstrução ao país

Ao ser empossado, Lula afirmou ter recebido “herança negativa” e promete reconstrução ao país

Posse de Lula contraria expectativa de fiasco

Lula, o novo Presidente do Brasil, discursou acerca da democracia logo após ter sido empossado no Congresso Nacional, no domingo, primeiro de janeiro, e também defendeu a reconstrução do Brasil. De posse do mais alto cargo da República Federativa do Brasil, também afirmou que recebeu o país com uma “herança negativa” e que as políticas públicas estão em caos e seu diagnóstico é “estarrecedor”.

“Se estamos aqui hoje é graças a consciência política da sociedade e a frente democrática que formamos nesta disputa eleitoral. Foi a democracia que saiu vitoriosa dessas eleições, superando a violência tramada para manipular e constranger o eleitorado brasileiro”, destacou Lula.

Enfatizou que o diagnóstico dado por sua equipe de transição a respeito do governo anterior é “estarrecedor”. E afirmou que “esvaziaram os recursos da Saúde. Desmontaram a Educação, a Cultura, Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação e a segurança pública”.

Luiz Inácio Lula disse defender o direito de expressão, manifestação e organização, mas disse que o governo do seu antecessor deturpou o significado da palavra “liberdade”. “A liberdade que eles pregam é a de oprimir o vulnerável, massacrar o oponente e impor a lei do mais forte acima das leis”, e concluiu: “O nome disso é barbárie”.

 

O discurso de Lula ainda fez destaque ao combate à fome

De início, Lula falou que hoje é dia de passar uma “mensagem de esperança e reconstrução”. O petista fez lembrar sua primeira gestão como líder da nação e deu ênfase ao combate à fome como a principal bandeira de sua administração.

“Quando fui eleito presidente pela primeira vez, ao lado do José Alencar, iniciei o discurso de posse com a palavra ‘mudança’. Disse, naquela ocasião, que a missão de minha vida estaria cumprida quando cada brasileiro e brasileira pudesse fazer três refeições por dia. Ter de repetir este compromisso no dia de hoje é o mais grave sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes”, alfinetou o Presidente.

Disse que sua meta é ampliar o Bolsa Família, programa de assistência social criado ainda em sua gestão. Para ele,  a primeira missão deste governo que se inicia agora, é resgatar da miséria a parcela do povo brasileiro que vive em condições de miséria.

“Este compromisso começa pela garantia de um Programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo, para atender a quem mais necessita. Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, disse.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest