Editorial
2 meses atrás

Acordando para uma realidade alarmante

Ação que muitas vezes não tem explicação e deixa familiares com muitas dúvidas sobre o que levou a pessoa a tomar essa atitude, o suicídio, é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 19 anos no Brasil. Os números são tão impressionantes que a cada ano, por mais que não seja esse o desejo, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado todo 10 de setembro, ganha mais destaque.

Acordando para uma realidade alarmante
(Imagem: Reprodução)

A cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em todo o mundo, informa a OMS, Organização Mundial da Saúde, responsável pela divulgação dos dados. Difícil de acreditar, mas é um ato que merece atenção, afinal estamos falando de pessoas que estão apenas começando a viver e pouco aproveitaram essa dádiva de Deus.

Realidade alarmante, a ajuda da família e amigos é fundamental para evitar que a pessoa chegue a dessa decisão que gera um entristecimento sem fim. Ainda mais se considerar outro dado da OMS que revela o enforcamento, envenenamento por pesticidas e uso de armas de fogo, como os métodos mais comuns de suicídio no planeta. Chega a ser inaceitável, inexplicável.

Especialistas dizem que o suicídio não é um comportamento isolado, mas multifatorial, ou seja, o resultado de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociológicos, culturais e ambientais. Sendo assim, mais que uma opinião dada nesse artigo, fica aqui o apelo para que as pessoas se atentem a quem precisa de ajuda ao invés de culpá-los.

A depressão é um dos principais fatores que leva a pessoa ao suicídio. Devemos estar atentos a um amigo ou parente que apresente tristeza contínua, desânimo, falta de energia e a perda de prazer em atividades que antes eram prazerosas identificados como sintomas que possam desestabilizar o indivíduo, agindo como “gatilho”.

É fato que a vida hoje em dia não tem sido fácil para ninguém, mas não podemos desistir, muito menos tirá-la. A sociedade se apresenta em um momento complicado, mas cada um precisa se empenhar em fazer o melhor.

Se cresceram os números de suicídios, com eles também surgem vários canais de ajuda. Um deles que merece divulgação é o canal de atendimento 188, do Centro de Valorização à Vida, que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?