Caieiras
2 semanas atrás

Ações contra à criminalidade evidenciam trabalho da GCM de Caieiras

A Guarda Municipal de Caieiras sempre se destacou devido ao trabalho realizado na cidade. A corporação teve início ainda na década de 1990, mas ganhou corpo e notoriedade com o passar dos anos e, atualmente, muito mais equipada, continua atuando de forma brilhante e se tornou uma respeitada corporação dentro e fora dos limites do município.

Ações contra à criminalidade evidenciam trabalho da GCM de Caieiras
Foto: Divulgação/PMC

São muitas histórias envolvendo a instituição, bem como são muitos nomes de destaques que ajudaram a GCM alcançar o posto que conseguiu. Hoje, sob liderança do Comandante Marcos, do Subcomandante Bergamin e do Inspetor Superintendente Pedro, a Guarda Municipal tem se destacado no combate à criminalidade em toda a cidade.

Foto: Divulgação/PMC

Atualmente, a corporação conta com efetivo total de 80 homens, atuando em ações internas e externas. Dessa forma, organiza rondas preventivas com a intenção de coibir qualquer tipo de ação criminosa em Caieiras.
Para isso, a GCM conta com unidades especializadas operacionais, como o Canil, a Romu e motos. Além disso, a atuação dos agentes de segurança também recebe auxílio importante de guardas que atuam na inteligência, coletando e distribuindo informações cruciais para combater a criminalidade.

Foto: Divulgação/PMC

Ações importantes

Além do trabalho nas ruas, a GCM de Caieiras também brilha em outras ações. Dentre as mais importantes, destaque para a aproximação das crianças por meio da Ronda Escolar; Proteção da Mulher vítima de violência com a ação da Guardiã Maria da Penha e análise das vias e próprios públicos em tempo real, por meio de câmeras de monitoramento e drones. Ainda é possível salientar a proteção do patrimônio público da cidade, além do combate ao tráfico de drogas, principalmente com a ação do Canil da GCM.

Há de ressaltar ainda a existência de concurso em andamento para a contratação de novos guardas, além de ações que também realiza integradas com outras forças de segurança, principalmente com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Foto: Divulgação/PMC

Atuação importante

Apesar de Caieiras manter baixo índice criminal, a GCM está sempre vigilante para enfrentar todo o tipo de criminalidade. Na cidade, o foco principal é a ação para inibir delitos pontuais que são, em sua maioria, frustrados com antecedência.

Como a atuação da corporação se baseia em estatísticas, é normal que a rondas pela cidade sejam efetuadas em áreas com maior índice de criminalidade. A ação da corporação, entretanto, pode ser vista em todos os bairros.

Esse ano, por exemplo, a GCM de Caieiras passou a realizar operações de saturação, a fim de coibir qualquer tipo de atuação criminal. Essas ações visam o combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas de fogo.

Em caso de alguma necessidade ou testemunha de movimentação suspeita, o munícipe pode acionar a GCM por meio dos telefones: 153 ou 11 4442-8901.

Foto: Divulgação/PMC

Siga o Rnews nas redes sociais

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?