Música
Nelson de Souza Lima » Música
6 meses atrás

A magia das danças brasileiras

Que o Brasil é um país rico culturalmente, com várias manifestações artísticas distintas de norte a sul é fato. Acima de tudo a dança é parte integrante da cultura em nosso país sendo que inúmeros grupos realizam trabalhos no tocante à preservação e disseminação dessas manifestações. Um destes grupos é o Flor Ribeirinha da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, de Mato Grosso. Criado em 1993 o Flor Ribeirinha é importante no trabalho de preservação do Siriri e Cururu, danças típicas do Centro-Oeste.

A magia das danças brasileiras
(Divulgação)

São vários os elementos regionais que dão o suporte para o grupo conduzir seu ritmo, entre eles, a dança e a música inspirados nos elementos do modo de vida dos ribeirinhos como a pesca, artesanato, cerâmica, fabricação da viola de cocho e a culinária tradicional.

Nesses 25 anos de existência o Flor Ribeirinha passou por várias mudanças na formação, pois muitos dos componentes originais faleceram. Contudo, graças aos esforços da fundadora Dona Domingas novos artistas foram integrados ao grupo fazendo com que a essência original seja mantida.

Recentemente o grupo venceu o maior festival folclórico do planeta realizado na Turquia superando artistas de mais de 30 países.

Agora chegou a vez de São Paulo conferir a magia do grupo em três apresentações no Teatro J. Safra.

O Flor Ribeirinha se apresenta na capital paulista nos dia 30 e 31 de março e 1º de abril com o espetáculo “Mato Grosso Dançando Brasil”.

Serão três noites inesquecíveis nas quais o Flor faz uma viagem pela terra brazilis mostrando as manifestações da dança de norte a sul.

A jornada pelas danças brasileiras mostrará o Boi Bumbá de Parintins, a Dança Gaúcha, o Frevo do Nordeste, o Siriri Cuiabano representando o Centro-Oeste e o samba do Sudeste.

Uma produção de primeira, figurino caprichado, bailarinos talentosos que prometem encantar os olhos e mostrar o quanto a dança é um elemento aglutinador da cultura nacional.

Serviço
Grupo Flor Ribeirinha
Espetáculo: Mato Grosso Dançando Brasil
Dias 30 e 31 de março e 1º de abril
Teatro J. Safra
Rua. Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP
Ingressos: de R$ 25,00 a R$ 50,00
Livre
Inf: 3611-3402

Deixe seu comentário

Nota do Editor: Os comentários não são editados e são de responsabilidade dos autores. Não refletem a opinião do jornal Regional News.

Regional News

Com seriedade, respeito e compromisso com o leitor, o REGIONAL NEWS se propõe a preencher a lacuna existente no eixo LAPA – JUNDIAÍ, fechando parcerias e viabilizando o maior órgão de imprensa regional.

Buscar a verdade sempre, independente das forças e interesses contrários que a vida pública possa apresentar, sem jamais discriminar raça, credo, religião, posição sócio-econômica ou outras.

Vamos Bater um Papo?