Dia mundial da Trombose na Paulista

Dia mundial da Trombose na Paulista

Foto: Divulgação

Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia realiza mutirão de prevenção à doença

O próximo domingo, 13 de outubro, marca o Dia Mundial da Trombose, doença que acomete mais de 200 mil brasileiros todos os anos. A trombose é uma formação de coágulos na circulação sendo mais frequente em casos de cirurgias recentes, períodos longos de imobilidade, uso de anticoncepcionais com estrogênio ou terapia de reposição hormonal.

Conhecidos como trombos a coagulação do sangue em veias e artérias impedindo o fluxo sanguíneo  é de extrema gravidade. Os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, calor, inchaço na região afetada, aumento da sensibilidade ao toque do local, veias mais visíveis na pele, desconforto para movimentar a parte do corpo envolvida, pele azulada, arroxeada, escura ou pálida, em alguns casos.

Dessa forma neste domingo a Avenida Paulista, região central de São Paulo, será palco de um grande mutirão para conscientizar as pessoas a respeito dos cuidados e prevenção da trombose. Organizado pela Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia – SBTH, em parceria com o Centro de Doenças Tromboembólicas do Hemocentro da Unicamp – CDT, ficará em frente ao prédio da FIESP, com acesso pela estação de metrô Trianon-MASP, onde serão montados espaços de informação, conversas com especialistas e alguns exames médicos.

Tudo gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada. No espaço, em um percurso formado por quatro estações, médicos especialistas e auxiliares vão informar e alertar o público sobre questões como o que é trombose venosa e arterial, suas principais causas e fatores de risco, como viagens aéreas e rodoviárias de longa duração, obesidade, tabagismo, sedentarismo, reposição hormonal, uso de anticoncepcionais, o cuidado maior com gestantes e pacientes com câncer, o perigo de consequências como embolia pulmonar, infarto e AVC, a atenção a varizes, entre outros pontos.

Depois de passar por uma triagem, alguns visitantes poderão fazer no próprio local exames de ultrassom dopler de carótida e avaliação de insuficiência venosa nas pernas.

“A trombose é a terceira causa de óbito entre as enfermidades cardiovasculares. A população precisa saber que grande parte desses casos pode ser evitada com medidas do dia a dia, como a simples movimentação do corpo, correta hidratação, controle de peso, não fumar, prevenção em hospitalização e viagens longas, indicação do anticoncepcional adequado e, quando necessário, o uso de anticoagulantes recomendados pelo médico”, afirma a hematologista Joyce M. Annichino, professora, coordenadora do CDT e presidente da SBTH.

SERVIÇO

Dia Mundial da Trombose  – Realização Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH)
13 de outubro – 11 horas às 15 horas
Av. Paulista, 1313 – Prédio da FIESP – São Paulo – SP
Consultas gratuitas
Acesso pela Estação Trianon-MASP do Metrô – Linha 2 verde

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *