A estrela do voleibol deixa saudade

A estrela do voleibol deixa saudade

Uma das maiores referências do vôlei brasileiro, Isabel Salgado morreu nesta quarta-feira,16, em São Paulo, no hospital Sírio Libanês. A atleta disputou as Olimpíadas de Moscou em 1980 e a de Los Angeles em 1984. Isabel fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade, nos anos 80, ao lado de Vera Mossa e Jaqueline. Embora não tenha ganho medalha olímpica, aquela equipe foi a primeira da história do país a disputar grandes competições.

A causa ainda não foi divulgada, mas ela pode ter sido vítima de uma pneumonia bacteriana. A atleta contraiu uma bactéria e teve influenza, vírus da gripe ao mesmo tempo, e teve uma parada cardíaca nessa madrugada.

Isabel teria sido acometida pela síndrome de desconforto respiratório aguda (SDRA), segundo informações ainda não confirmadas oficialmente pela família e pelo Hospital Sírio-Libanês.

Na última segunda-feira, Isabel foi anunciada para integrar a equipe do esporte no governo de transição. Isabel disputou as Olimpíadas de Moscou em 1980 e de Los Angeles em 1984. No início dos anos 90, ela foi pioneira no vôlei de praia.

A atleta fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade, nos anos 80, ao lado de Vera Mossa e Jaqueline. Embora não tenha ganho medalha olímpica, aquela equipe foi a primeira da história do país a disputar grandes competições.

Isabel também foi a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, em 1980. Ela também foi ganhadora de duas medalhas de bronze olímpicas em Atlanta em 1996 e em Sydney nos anos 2000.

Isabel era conhecida por sua liderança, uma mulher de personalidade forte, tinha posição política, sempre estava nos momentos decisivos, onde nos ambientes políticos existiam as pautas que envolviam o esporte, ela estava sempre ali envolvida, defendendo o Brasil nas quadras e na luta pela democracia.

A ex-jogadora deixa cinco filhos, três deles jogadores de vôlei profissional. O velório da atleta será nesta quinta-feira no Rio de Janeiro.

(Com informações da Radio Senado, da CNN, e do Comitê Olímpico Brasileiro)

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *