Golpistas prometem álbum e 400 figurinhas da Copa do Mundo grátis

Golpistas prometem álbum e 400 figurinhas da Copa do Mundo grátis

A febre das figurinhas da Copa do Mundo contagia os mais fanáticos e também permite aos aproveitadores aplicar golpes. Não demorou para surgir criminosos e o WhatsApp é a ferramenta utilizada por eles.

Circula pelo aplicativo de trocador de mensagens uma suposta promoção para ganhar um álbum de figurinhas da Copa do Mundo no Qatar, além de 400 figurinhas. É tentador, mas uma empresa de cibersegurança descobriu que não se passa de mais um golpe. A mensagem da “Promoção premiada” promete envio imediato e diz: “acesse e ganhe o álbum com mais 400 figurinhas”.

Os mais atentos até podem identificar, mas à primeira vista, o link aparenta ser mesmo do site oficial da editora Panini. No entanto, segundo a Kaspersky, ao clicar no endereço, a pessoa é direcionada para um questionário sobre o álbum e a editora. Essa página, ao informar o número de prêmios ainda disponíveis, te induz a agir de maneira rápida para não perder a chance. Quando terminar de responder o quiz, é preciso compartilhar a mensagem com outros contatos, para poder receber o prêmio da falsa promoção — o que mantém o golpe circulando, divulgou o site Tilt.

Foto: Reprodução

Após o compartilhamento, porém, há um redirecionamento para diversos endereços, que solicitam dados pessoais para cadastro em outros sorteios suspeitos ou em sites de apostas esportivas. Esses formulários contêm sistemas de afiliados, que geram dinheiro para os organizadores da campanha fraudulenta, sempre que é feita uma inscrição.
Vale lembrar que a Panini não oferece nenhum tipo de promoção do álbum ou figurinhas da Copa do Mundo com envio grátis. Somente o Álbum Virtual, que pode ser colecionado apenas pelo site ou app oficial da Panini, oferece figurinhas gratuitas. Para evitar cair em qualquer golpe na internet, prefira adquirir seu álbum no site oficial da Panini, na Amazon ou em bancas de jornais.

Outra dica é sempre verificar se a promoção está nos canais oficiais das empresas ou entrar em contato com o SAC.

Com a frase “Promoção premiada”, criminosos encaminham mensagens pelo WhatsApp – Foto: Reprodução
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *