O que é o Score e como fazer para consultá-lo?

O que é o Score e como fazer para consultá-lo?

Com milhões de brasileiros desempregados e outros tantos com dificuldade de pagar as contas, é impossível escapar ileso pelos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo, o Serasa.

Com o nome ‘sujo’ ou a pontuação baixa, o conhecido ‘score’, é quase impossível tomar um empréstimo, ter liberado um cartão de crédito ou financiamento aprovado por uma instituição financeira.

É por meio desta pontuação que os bancos pesquisam e conseguem identificar se uma pessoa tem condições de assumir este crédito que está sendo pedido. Se você está com o score alto, a chance de obter o empréstimo aumenta, bem como ter acesso a um cartão de crédito ou financiamento de imóveis ou veículo aprovado.

Como funciona a pontuação

Uma série de fatores envolve a conquista pela pontuação. Dentre elas, destaque para o pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados etc.

Para quem nunca ouviu falar, o score de crédito tem uma numeração que varia de 0 a 1.000 pontos. Logo, se a pontuação está baixa, fica mais difícil conseguir crédito na praça. Já em situação contrária, a chance sobe.

Para a Serasa, por exemplo, um consumidor que tem até 300 pontos apresenta alto risco de inadimplência; já entre 300 e 700, o risco é médio; acima de 700 pontos, o risco de inadimplência é considerado muito baixo.

Como consultar

A consulta é grátis e pode ser feita no site do Serasa. Antes, porém, é necessário fazer um cadastro muito simples como nome e demais dados, além de criar uma senha. Em casos de smartphones com biometria, é possível ativar essa função após o cadastro concluído.

Com o processo concluído, é só entrar no site e buscar por “Consultar Score” e informar o CPF.

Além do site, é possível fazer o download do App da Serasa que conta com os mesmos serviços. Ele está disponível para iOS e Android.

Dicas para aumentar o Score

Como dito no começo do texto, muitos brasileiros estão com restrição no CPF e problemas no nome. Seguem algumas dicas que podem ajudar a aumentar sua pontuação e, consequentemente, conseguir crédito junto as instituições financeiras.

Foto: Reprodução/Pixabay

Se você está com dívidas, o primeiro e mais importante passo para melhorar seu Score é pagar tudo que você tem pendente. Em muitos casos, é possível negociar seus débitos pela Serasa Limpa Nome, uma iniciativa do órgão. Nessa ação promovida em vários períodos do ano, o consumidor encontra ofertas com até 90% de desconto. Outra opção, é negociar diretamente com a empresa que lhe negativou.

Sabemos que a situação segue difícil, mas é primordial ser pontual e pagar as contas em dia. Uma dica, é coloca-las em débito automático. Dessa forma, é possível manter a pontualidade nos pagamentos. Portanto, quitar as contas em dia e pagar o valor integral das faturas de cartão de crédito, podem somar alguns pontos.

Caso não possua contas em seu CPF, verifique a possibilidade de ter uma conta de consumo, como de luz, de água ou até mesmo de cartão de crédito (mesmo com limite baixo) em seu nome. Isso é importante já que essas informações são computadas pelo seu Cadastro Positivo.

Manter os dados pessoais atualizados na Serasa também ajuda na avaliação para que seu Score seja maior. Quanto mais precisas forem as informações fundamentais sobre você como idade, endereço e telefone, o cadastro será mais confiável.

Outra forma de aumentar sua pontuação é ter o Cadastro Positivo, já que ele acompanha e apresenta seu relacionamento com as empresas no período de um ano. Quanto maior e mais duradouro seu relacionamento, mais acentuadas se tornam essas informações.

É bom ter crédito na praça, mas é melhor ainda ser consciente. Essa orientação é importante uma vez que muitas consultas por empresas feitas em seu nome podem assinalar uma busca descontrolada por crédito. É bom lembrar que ao solicitar crédito, sua pontuação pode oscilar. Isso ocorre apenas por um momento e logo o Score será restabelecido. Portanto, quanto menor a solicitação de crédito, menor será o impacto.

Por fim, avalie a possibilidade de pagar tudo à vista. Mesmo sendo um ótimo negócio evitar se endividar, por outro lado se tem intenção de subir a pontuação junto a Serasa, é fundamental que exista movimentação de crédito. Quando você resolve pagar tudo de uma vez, não é gerado nenhum impulso na sua pontuação. Mas lembre-se, importante buscar um equilíbrio entre o que se compra à vista e no crédito.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *