vacina hpv

Vacina oferece proteção contra quatro vírus HPV, sendo dois de baixo e dois de alto risco (reprodução)

Meninas de nove a 13 anos de idade e mulheres de nove a 26 anos portadoras do HIV podem se vacinar contra o vírus HPV. A vacina entrou para o Calendário do Programa Nacional de Imunização em 2014 e estará disponível nas 453 UBS da cidade de São Paulo durante todo o ano.

O objetivo da vacinação é reduzir os casos de câncer de colo de útero e verrugas genitais, doenças causadas pelo papiloma vírus humano. A vacina oferece proteção contra quatro vírus HPV, sendo dois de baixo e dois de alto risco. A eficácia da vacina quadrivalente é de 98% para prevenção de câncer de colo de útero e 100% para verrugas genitais, com maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

As contra-indicações para a aplicação da vacina HPV são:
– Reação anafilática aos componentes da vacina;
– Reação anafilática em dose anterior;
– Gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal.

A vacinação ocorre nas 453 UBS da cidade, de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156.