UBS deveria estar em funcionamento desde 2016. Placa no local, indica que obra seria finalizada em agosto (Regional News)

A Unidade Básica de Saúde – Porte II – no Jardim dos Reis e Jardim União, em Franco da Rocha, que deveria ser entregue em 2016, já avança para mais de um ano de atraso nas obras e prejudica quem mora nos dois bairros.

De acordo com cidadãos, o funcionamento desse posto evitaria que as pessoas se deslocassem para outras localidades em busca de atendimento médico. Mas o receio da população é sobre o cumprimento da prefeitura em realmente inaugurar a unidade. “Em agosto deste ano completou um ano de atraso e não sabemos mais quando vão colocar para funcionar. Que faz falta, faz. Com o posto aberto não precisaríamos ir até o centro ou outros bairros em busca de atendimento”, disse Reginaldo Moraes.

Fernanda Costa mora nas proximidades e também reclama da demora para o funcionamento da UBS. “Quando começaram a construção prometeram rapidez na entrega, mas não foi isso que aconteceu infelizmente. Agora não sabemos quando será de fato inaugurada. Esse posto facilitaria muito a nossa vida”, declarou.

Segundo pessoas que residem próximo ao prédio da unidade, sem proteção e fechada, o local tem sido utilizado para práticas ilícitas. “Embora esteja fechada, é de fácil acesso e tem sido invadida”, disse um cidadão que preferiu não se identificar.

Em busca de esclarecimentos, a prefeitura de Franco da Rocha foi procurada e informou que a empresa responsável pela obra teve problemas no cumprimento do cronograma, mas a UBS já está em fase final e sendo preparada para inauguração em 2 de dezembro deste ano.