Projeto oferece oficinas gratuitas de fotografia (Regional News)

Projeto oferece oficinas gratuitas de fotografia (Regional News)

Com o objetivo de despertar, por meio da fotografia, o olhar crítico das crianças e adolescentes sobre a cultura brasileira e também refletir sobre a relação com o ambiente, o PhotoTruck – primeiro caminhão de fotografia do país – estaciona em Franco da Rocha nesta segunda, 9, e terça-feira, 10, para oficinas gratuitas para alunos de escolas públicas da cidade.

O Circuito PhotoTruck, da ImageMagica, – apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com o patrocínio da CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes – é composto por uma unidade móvel com uma câmera escura, em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos). Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam oficinas para 300 participantes.

A principal atividade envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre um tema determinado. As imagens são feitas com o aplicativo de celular Camino, desenvolvido com exclusividade pela ImageMagica. Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas para organizar uma grande exposição de lambe-lambes nos muros da escola ou no local definido. “Os smartphones popularizaram o acesso à fotografia. Com este projeto, a intenção é, por meio das oficinas itinerantes, desenvolver na comunidade, que já incorporou a fotografia ao cotidiano, um olhar sobre a mensagem que as imagens transmitem. A partir de iniciativas como estas, ampliamos o alcance do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, do qual a CCR AutoBAn faz parte, por meio de ações de desenvolvimento social e cultural das comunidades lindeiras às rodovias, objetivo do Instituto CCR, unidade responsável pela gestão dos investimentos sociais do Grupo CCR”, considera Marta Calha, gestora de Comunicação Social da CCR AutoBAn.

Serviço
Oficinas do PhotoTruck em Franco da Rocha – 9 e 10 de outubro
Ação para alunos das escolas públicas e grupos de 3ª idade de Franco da Rocha
Local: Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes
Rua Nelson Rodrigues, 400 – Centro – Franco da Rocha