Aquecimento global e mudança climática serão focos de discussão

Aquecimento global e mudança climática serão focos de discussão

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano focou a mudança climática com o tema  “Aumente sua voz, não o nível do mar”, com base na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, Suécia, cujo tema central foi o ambiente humano.

A sede das celebrações globais da data neste ano foi a ilha caribenha de Barbados, por conta do investimento em projetos contra a mudança do clima. Barbados incluiu a Economia Verde dentre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional, 2006-2025, e se comprometeu a aumentar sua quota de energia renovável para 29% de todo o consumo de energia da ilha até 2029. Isso cortaria cerca de 283.5 milhões de dólares do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO2 em 4.5 milhões de toneladas, de acordo com o governo. O setor turístico de Barbados, que contribui com mais de 15% do PIB do país, e sua indústria de açúcar, que contribui com aproximadamente 2%, serão severamente afetados pela mudança do clima.

Segundo informações do Pnuma, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o nível dos mares aumentou de dez a 25 centímetros nos últimos cem anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono principal gás causador do efeito estufa, responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos dez anos.

Sistema Cantareira

Um caso  de mudança climática que afeta diretamente a população tem se verificado no Estado de São Paulo, onde o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água para cerca de nove milhões de cidadãos chegou ao nível de 9% após quatro anos com chuvas abaixo do previsto e teve de recorrer ao volume morto, água que fica debaixo da tubulação do reservatório, como estratégia de emergência para não interromper o abastecimento de água na região. As informações são do portal EBC.