MemoriaEm 9 de outubro de 1980, começava a funcionar nos Estados Unidos o primeiro serviço bancário por computador, chamado de home banking. Este processo permite transações, pagamentos e outras operações financeiras por meio de uma página segura do banco. Isto é bastante útil, especialmente para utilizar os serviços bancários fora do horário de atendimento ou de qualquer lugar onde haja acesso à Internet.

Com um banco dependente inteiramente em serviços disponibilizados on-line não existe o apoio físico de uma pessoa. Assim a análise a efetuar sobre as diversas transações bancárias será feita individualmente. Por esta razão talvez fosse o motivo de alguns clientes ainda evitarem o uso do home banking por supor, erradamente, que este é muito vulnerável a fraudes.

Em relação à segurança, no Brasil alguns bancos têm feito uso de um cartão com diversas senhas impressas, em cujo sítio o usuário entra digitando uma delas, conforme solicitado.

As transações bancárias são em geral rastreáveis e as penalidades criminais por estas fraudes são altas. O Internet banking pode ser mais inseguro se os usuários são descuidados ou analfabetos digitais. Existem sítios especializados no combate a fraudes, como o “Monitor das Fraudes” (http://www.fraudes.org), contendo informações completas sobre o assunto.