Fachada do posto de saúde do bairro Vila Rosina apresenta informações do programa que será iniciado em setembro. Unidade permanece aberta (Regional News)

Fachada do posto de saúde do bairro Vila Rosina apresenta informações do programa que será iniciado em setembro. Unidade permanece aberta (Regional News)

Uma polêmica criada sobre a informação de que a prefeitura de Caieiras irá fechar postos de saúde nos bairros ganhou repercussão na cidade nesta semana. Os cidadãos temem que terão de se deslocar para outras localidades em busca de atendimento e o fato acabou promovendo críticas à administração pública.

Os moradores da Vila Rosina foram os primeiros a se manifestar. No Sítio Aparecida a notícia também criou alvoroço no bairro. “Se fecharem teremos de ir até Laranjeiras. Além dos transtorno, mais gastos com condução. Não podemos permitir que isso ocorra”, disse Miriam Oliveira.

Outra preocupação é em relação as consultas já agendadas nessas unidades. “Não sabemos como vai ficar. Esperamos meses pela consulta e podemos ficar sem. Alguém da prefeitura precisa se manifestar”, falou Fernanda Alves.

A falta de informações concretas e oficiais é o que mais tem preocupado a população. “A notícia pegou todos de surpresa. Em uma semana estava tudo normal e agora surge esse detalhe de que irão fechar as unidades. Não podemos ficar atendimento médico nos bairros”, declarou Ana Paula Guimarães.

Em busca de esclarecimentos, o jornal Regional News entrevistou o prefeito Gerson Romero que tratou de desmentir a informação de que as unidades serão fechadas e explicou o que será implantado no município. “Vamos implantar a ESF, Estratégia Saúde da Família. O sistema terá início na Vila Rosina e Sítio Aparecida onde as unidades básicas de saúde da Vila Rosina Aparecida serão transformadas em bases da ESF”, falou o prefeito.

Segundo ele, até 1º de setembro, os atendimentos agendados para esses locais serão feitos normalmente. Após essa data, os pacientes serão atendidos na Policlínica de Laranjeiras. “Para facilitar a locomoção, uma van do município levará os pacientes desses dois bairros para a policlínica, tendo como ponto de encontro a UBS, meia hora antes da consulta”, destacou e após o atendimento o veículo levará os pacientes de volta.

De acordo com Gersinho, a Estratégia Saúde da Família é uma das ações da prefeitura de Caieiras com o objetivo de melhorar, ampliar e humanizar o atendimento na rede municipal de saúde. “Por meio de equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, a ESF visa levar a saúde para mais perto da família, priorizando ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde de forma integral e contínua”, disse.

Nota oficial

Depois de explicar as mudanças, o prefeito por meio de uma nota oficial voltou a dizer que as informações postadas em redes sociais não passam de boatos. Confira na integra:

Nos últimos dias têm circulado vários boatos de que os postos de saúde da Vila Rosina e do Sítio Aparecida serão fechados. Essa informação não procede! Ambos estão sendo preparados para serem transformados em bases da Estratégia Saúde da Família, que será implantada no município em breve.

Não acredite e nem dissemine boatos. Acredite e divulgue apenas as informações oficiais que são divulgadas através da página da Prefeitura de Caieiras ou de minha página.